Frutas e verduras: 8 dicas para cortá-las e limpá-las rapidamente

02/01/2018 - 10:25 4194 Views

Existem tarefas que, à primeira vista, podem parecer banais e triviais como, por exemplo, lavar e cortar frutas e verduras. No entanto, como nós bem sabemos, nem sempre é assim e por isso muitas vezes nós adotamos ferramentas que podem simplificar nossas vidas.

A diferença entre o que vemos em programas de culinária, livros de receitas, Blogs, tutoriais da internet e o que realmente sabemos fazer é muitas vezes gigantesca. Verduras com uma aparência perfeita e apetitosa que encontram uma dura realidade, a nossa, cheia de tentativas desajeitadas e, muitas vezes, com resultados desastrosos.

Às vezes cortamos demais e acabamos jogando fora pedaços que poderíamos usar, outras vezes acabamos por ferir as nossas mãos com uma faca inadequada.

Na ausência de um utensílio específico, precisamos aprender a manejar facas sem maiores problemas, especialmente quando temos grandes quantidades de verduras a disposição.

Como fazer? 

8) Tomates cereja

Para cortar os tomates com facilidade e sem perder tempo, aqui vai um truque original e eficaz. O que fazer? Sobreponha dois pratos e coloque os tomates entre eles, tendo em mãos uma faca bem afiada e com uma lâmina maior do que o diâmetro dos pratos escolhidos. Pronto! Agora é só usar os seus tomates cereja da forma que preferir, seja nas saladas, nas massas ou nas pizzas.

7) Abacaxi

Se você não tem um utensílio específico para descascar o abacaxi, você pode fazê-lo com uma simples faca. Basta remover a coroa e a base do abacaxi, e com uma faca de serra ir cortando a casca, tendo cuidado para preservar o máximo possível a polpa. O último passo é terminar de limpar o abacaxi e de cortá-lo em rodelas. As folhas podem ser preservadas para serem plantadas em vasos.

6) Maçã

Você pode descascar as maçãs com um descasca-maçã especial com manivela, um utensílio que retira a casca e a parte central ao mesmo tempo que a corta em fatias redondas e finas. Outro jeito é usar o “corta-maça” que irá cortar as maçãs em triângulos separando a parte central.

5) Romã

Para descascar corretamente uma romã, é necessário remover com paciência a parte superior e em seguida, a parte inferior. Depois disso você tem que fazer cortes superficiais na casca, pressionando a faca para dentro até que a romã rache se abrindo em seções. A esse ponto você pode remover as sementes. Se ao invés você quiser preparar suco, você pode simplesmente cortar a romã ao meio e usar um espremedor.

4) Berinjela

Como escurecem facilmente, as berinjelas devem ser lavadas e cortadas pouco antes de serem usadas. Primeiro, é necessário remover o caule e em seguida a casca (se necessário). Depois disso é só proceder com o corte.

3) Cenoura

Na falta de um utensilio apropriado, você pode cortar as cenouras tipo julienne (Em tiras finas e compridas). Com uma simples faca de cozinha, corte a cenoura no sentido longitudinal várias vezes até ela ficar na forma de palitinhos.

2) Batata

Para cortar as batatas com facilidade, você pode usar uma faca, depois de ter cortado a base para que você possa apoiá-la. Alternativamente, você pode usar um descascador de batatas.

1) Cebola

Para evitar lacrimejar, a cebola deve ser sempre enxaguada ou mergulhada em água fria. E como cortar? Com uma faca muito afiada, você tem que remover a parte inferior, dividi-la ao meio e tirar a casca. Em seguida, você pode cortá-la rapidamente.

Você gostou deste artigo? Então compartilhe no Facebook com os seus amigos!