Freezer: como descongelar de modo natural com 5 truques

12/03/2019 - 9:10 6095 Views

 

Descongelar o freezer é um procedimento fundamental para garantir o correto funcionamento deste eletrodoméstico, e para conservar os alimentos que se encontram alí, da melhor maneira possível.

Todos sabemos que precisa ser feito, o problema é sempre como! E foi por isso, que fomos pesquisar alguns truques simples, mas eficazes para retirar aquele bloco enorme de gelo que acaba invadindo todo o espaço disponível.

O excesso de gelo na verdade, pode representar um grande problema: reduzindo o espaço disponível dentro do congelador, o gelo pode ser um obstáculo ao correto funcionamento. Conseqüentemente, os alimentos conservados podem se tornar impróprios para o consumo e o aumento dos gastos com energia do eletrodoméstico podem subir consideravelmente.

Vamos ver então, 5 maneiras práticas para todos, para fazê-lo em modo correto. Finalmente, depois de ter terminado essa operação, você poderá colocar todos os alimentos que quiser no seu freezer. Será como se ele fosse novo em folha! Agora, vamos descobrir juntos os truques mais fáceis e simples para descongelar o freezer:

1) Tirar da tomada e esvaziar o freezer

Antes de tudo, você precisa esvaziar o congelador e colocar os alimentos em algum lugar fresco. Se você tiver uma bolsa térmica ou uma caixa de isopor, enrole os alimentos em guardanapos e coloque-os alí dentro. Tire o freezer da tomada. O tempo necessário para o descongelamento nunca é o mesmo, e depende de vários fatores como, por exemplo, a temperatura externa e a velocidade com que o gelo começa a derreter.

2) Usar uma espátula de plástico

Quando o gelo que está no freezer começa a amolecer, é possível removê-lo mais facilmente com a ajuda de uma espátula de plástico. Para realizar essa operação, é importante evitar o utilizo de utensílios de metal, como facas. Se a água que se forma por causa do derretimento do gelo começa a se acumular no fundo, a limpeza do freezer será mais complicada.

3) Secar bem

Durante toda a operação, é cômodo ter sempre à mão alguns baldes onde você poderá colocar o gelo que vai sendo retirado do freezer, e panos para ir secando o interior do congelador. Eu aproveito que a pia da minha cozinha é na frente da geladeira, assim fica bem prático ir colocando alí todo o gelo. Além disso, não esqueça de forrar o chão com panos para evitar que entre água embaixo da geladeira ou freezer. Essas dicas são válidas tanto para os freezers horizontais com abertura superior, quanto para os freezers verticais com a porta com abertura frontal.

4) Esperar o tempo necessário

Dependendo da quantidade de gelo acumulado e do tamanho do freezer, o descongelamento pode durar pelo menos duas horas.  Depois de eliminar todos os vestígios de gelo, você pode secar o interior do freezer, sem esquecer de secar a porta. Se o compartimento estiver sujo, é necessário limpá-lo utilizando uma esponja embebida em água morna e um pano seco. Neste ponto, você finalmente poderá ligar o eletrodoméstico colocando-o na tomada, seguindo com atenção as instruções antes de recolocar os alimentos dentro.

5) Como acelerar o derretimento do gelo

Existem dois métodos para acelerar o derretimento natural do gelo: um deles é ligar o secador de cabelo e direcionar o jato de ar quente para as camadas mais grossas de gelo. Se você escolher esta opção, é muito importante evitar de colocar em contato o secador de cabelo com a água ou com o gelo, procedendo sempre com cautela, até a conclusão do degelo.

6) Acelerar o derretimento do gelo com água quente

Outro truque muito utilizado é esse: basta colocar dentro do freezer um recipiente (pode ser uma tigela, uma panela) cheio de água quente, ou utilizar um borrifador. O vapor da água irá ajudar o gelo a derreter mais rápido. Depois de retirar todo o gelo, se você quiser esterelizar o freezer, basta passar uma esponja umedecida com vinagre branco. Assim, o seu freezer ficará limpo e esterelizado!

Você gostou do artigo? Compartilhe com os seus amigos no Facebook!