Freezer: como descongelar de modo natural com 5 truques

01/02/2018 - 9:10 5514 Views

Descongelar o freezer é um procedimento fundamental para garantir o correto funcionamento deste eletrodoméstico, e para conservar os alimentos que se encontram alí, da melhor maneira possível.

O excesso de gelo na verdade, pode representar um grande problema: reduzindo o espaço disponível dentro do congelador, o gelo pode ser um obstáculo ao correto funcionamento. Conseqüentemente, os alimentos conservados podem se tornar impróprios para o consumo e o aumento dos gastos com energia do eletrodoméstico podem subir consideravelmente. Muitas vezes ignorada, esta ação deveria ser feita pelo menos uma vez por ano, se a camada de gelo formada dentro do congelador não for muito grossa.

Caso contrário, é preciso efetuar essa operação pelo menos duas vezes por ano. No verão e no inverno, aproveitando quando você resolve dar uma esvaziada alí dentro. Isto se aplica sobretudo aos congeladores que não possuem um sistema de degelo automático.

Para simplificar essa operação, é aconselhável descongelar o freezer antes que a camada de gelo exceda uma espessura entre 5 milímetros e 1 centímetro. Veja a seguir, 5 truques para fazê-lo corretamente >>

5) Tirar da tomada e remover o gelo

Antes de tudo, você precisa esvaziar o congelador e colocar os alimentos em algum lugar fresco. Em seguida, você pode desconectar da tomada. O tempo necessário para o descongelamento nunca é o mesmo, e depende de vários fatores como, por exemplo, a temperatura externa e a velocidade com que o gelo começa a derreter.

Quando o gelo do freezer começa a amolecer, é possível removê-lo mais facilmente com a ajuda de uma espátula de plástico. Para executar essa tarefa, é muito importante evitar o uso de ferramentas e utensílios de metal, como facas. Se a água que se forma devido ao derretimento do gelo começa a acumular-se no fundo, a limpeza do freezer será mais complicada.

freezer2-1

3) Secar bem

Durante toda a operação, é cômodo ter sempre à mão alguns baldes onde você poderá colocar o gelo que vai sendo retirado do freezer, e panos para ir secando o interior do congelador. Eu aproveito que a pia da minha cozinha é na frente do congelador, assim fica bem prático ir depositando alí todo o gelo. Além disso, não esqueça de forrar o chão com toalhas para evitar que entre água embaixo da geladeira ou freezer.

Essas dicas são válidas tanto para os freezers horizontais com abertura superior, quanto para os freezers verticais com a porta com abertura frontal.

come-sbrinare-il-frigorifero-velocemente-152422-1-1

2) Esperar o tempo necessário

Dependendo da quantidade de gelo acumulado e do tamanho do freezer, o descongelamento pode durar pelo menos duas horas. Lhe convém ir dar uma volta, assistir um filme… porque se você  tentar ir lá mexer, vai ralar as mãos! (Aconteceu comigo! Paciência não é meu forte.)

Depois de eliminar todos os vestígios de gelo, você pode secar o interior do freezer, inclusive lembrando de secar a porta. Se o compartimento estiver sujo, é necessário limpá-lo utilizando uma esponja embebida em água morna e um pano seco. Neste ponto, você finalmente poderá ligar o eletrodoméstico colocando-o na tomada, seguindo com atenção as instruções antes de recolocar os alimentos dentro.

Kühlschrank

1) Como acelerar o derretimento do gelo

Existem dois métodos naturais para acelerar o derretimento do gelo: é suficiente colocar dentro do freezer um recipiente com água bem quente ou ligar o secador de cabelo e direcionar o jato de ar quente para as camadas mais grossas de gelo. Se você escolher a última opção, é muito importante evitar de colocar em contato o secador de cabelo com a água ou com o gelo, procedendo sempre com cautela, até a conclusão do degelo.

Após concluir essas etapas, você pode deixar o seu freezer brilhando, utilizando para limpá-lo uma esponja com vinagre branco diluído em água: desta maneira, além de ter o freezer descongelado, você também o terá completamente esterilizado!

defrosting_freezer2-1

Você gostou do artigo? Compartilhe com os seus amigos no Facebook!