Frango assado: O clássico frango da vovó

15/05/2017 - 10:35 6034 Views

O frango assado é uma dessas receitas clássicas e que toda família tem, elas variam, e cada um tem seu truque e segredo particular. Antigamente a receita era ainda mais simples. Bastava assar e cozinhar até que ficasse crocante por fora e macio por dentro.

O tempo passou, e surgiram muitas variações da mesma receita, agregando aromas e sabores diferentes para conseguir um frango cada vez mais saboroso e desejado.

Mas a preparação mais incrível é a que eu chamo de método rotisserie. Aquele franguinho bem dourado, sem excesso de gordura e muito saboroso. Mas será que conseguimos fazer assim em casa?

A resposta é: sim e não é tão complexo quanto parece, na verdade ele pode muito bem ser preparado, como uma daquelas receitas que juntamos todos os ingredientes de uma vez só. Uma boa receita com poucos ingredientes, porém, muito bem usados e nós chegaremos ao frango perfeito!

Precisamos de qualquer utensílio especial? Não. Apenas uma grelha, uma forma e um pouco de banha de porco. Você pode substituir por manteiga, mas definitivamente não é tão bom como com o ingrediente original.

1) Os temperos para o frango

Você pode encontrar frangos de diversos tamanhos. Porém para servir 4 pessoas será necessário um de aproximadamente 1 kg e 300 gramas. Inúmeros são os ingredientes que podem ser usados na hora de temperar o frango, eles variam de acordo com o gosto pessoal de quem irá preparar. Mas o essencial é o alecrim, algumas colheres de banha de porco, sal, pimenta do reino, salsa, metade de um limão e um dente de alho.

2) O clássico da vovó: como preparar

Pique o alecrim bem fino, acrescente o sal e a pimenta, em seguida, misture com banha de porco (você pode substituí-la com manteiga) para aromatizar. Use essa mistura para massagear toda a pele do frango, a fim de deixá-lo macio e saboroso. Em seguida, coloque dentro do frango os ramos de salsa, limão e o alho. Estes ingredientes mais úmidos farão com que a carne fique macia conforme ela cozinha.

3) O segredo do cozimento

Cozinhar é a parte mais simples. O forno deve ser mantido em 220°C durante pelo menos uma hora, depois vai depender do tamanho do frango. O truque está em colocar uma grelha dentro da assadeira, pois assim o excesso de gordura e líquidos vão escorrer da carne, e assim a pele irá gratinar dando o efeito crocante. Na metade do processo é recomendável virar o frango. Antes de servir, retire o recheio de alho, limão e salsa. Sirva com batatas assadas.

Gostou dessa receita? Compartilhe com seus amigos!