Figo, um poderoso remédio natural

09/04/2018 - 9:41 300 Views

Além de ser uma fruta doce e saborosa, o figo é uma ótima maneira de cuidar do nosso corpo.

Os figos são ricos em fibras, tem pouco sódio e são pouco calóricos, possuem somente em torno a 37 calorias por fruta fresca. Ao ingerir a fruta fresca você tem a sensação de saciedade e por isso, é um ótimo alimento a ser introduzido nas dietas.

Os figos secos possuem grande quantidade de cálcio, o que contribui para acalmar a mente e diminuir o estresse. Tenha cuidado somente para não exagerar, pois secos são mais calóricos do que frescos.

Os figos podem resolver problemas como dor de garganta, gengivite, carência de energia e disposição, verrugas, além do hálito ruim.

Vamos ver juntos, as 5 maneiras de usar o figo como remédio natural.

1) Ajudar a melhorar a carência de energia e disposição

O figo é rico em vitaminas especialmente A, B1, B2, B3 e C. Mineralizante também graças à presença de cálcio, potássio, magnésio, ferro e fósforo e consequentemente fortalece os ossos. É também muito nutritivo, rico em açúcares, especialmente se seco. Fornece energia e portanto, são recomendados para quem normalmente prática esportes, ou algum tipo de trabalho pesado, mas também é recomendado para as crianças, mulheres grávidas e idosos. São além disso, uma valiosa fonte de polifenóis, substâncias naturais que desempenham um papel importante para manter a nossa saúde e prevenir doenças.

 2) Ajudar a melhorar a sua digestão

Para ajudar e acelerar o seu processo digestivo você pode utilizar figos, cortados em pedaços, na sua salada. O figo tem uma grande dose de fibras o que permite ao estômago de digerir mais velozmente as refeições. É uma boa ajuda para as pessoas que gostariam de perder peso. Não tenha medo, pois figos não engordam como se pensa, 100 gramas de figos frescos possuem em média 74 calorias, porque uma grande porcentagem, 80% da sua composição, é de água. Além do mais as substâncias presentes no figo ajudam a diminuir o índice glicêmico das refeições, a alongar a sensação de saciedade e também diminuem o risco de doenças cardiovasculares e cancêr ao cólon.

3) Curar a dor de garganta

Para curar a dor de garganta um ótimo recurso é realizar uma chá de figos. Para preparar o chá é suficiente colocar um ou dois figos na água fervente e deixá-los por volta de 5 a 7 minutos em infusão. Após isso filtre e beba várias vezes por dia, a sua garganta vai melhorar muito rápido. É possível também beber o chá para amenizar a dor de dentes, a tosse seca e diminuir o excesso de muco.

4) Para curar as verrugas

As verrugas são um dos problemas estéticos quando em mãos e que quando nos pés influenciam em grande escala a dificuldade em calçar um sapato qualquer. Quando se instala no pé, a verruga de tão dolorosa que impede a rotina diária. Quando os figos ainda estão verdes, produzem um leite com propriedades antivirais. Você precisa aplicar a fruta diretamente sobre a verruga, esfregando e deixando agir por meia hora. Repita a aplicação 3 vezes por semana, até que a verruga vá embora. Para uma maior eficácia, se aconselha de aplicar a fruta logo em seguida que é colhida.

5) Para tratar a gengivite

Para curar a gengivite recomendamos uma boa infusão muito concentrada com os figos que tem um efeito desinfetante e anti-inflamatório . Para preparar este chá coloque 6 ou 7 figos na água fervente e deixem em infusão por cerca 3 dias. Passado esse tempo use a água para fazer gargarejos. Repita essa operação 5 vezes por dia com 1 colher de chá de figos.

Você gostou? Compartilhe com seus amigos.