Costura: como fazer 7 objetos úteis com as próprias mãos

08/04/2018 - 2:23 1750 Views

Você é um apaixonado por corte e costura ou simplesmente tem vontade de fazer algo com suas próprias mãos? Tecidos, fios e agulhas não são muito fáceis de usar por quem não tem prática, mas são essenciais para confeccionar alguns ítens sem que você precise conprá-los.

Chega de bagunça em casa! Veja o que um porta-revistas ou um organizador de documentos podem fazer por você. Com alguns tecidos que você possui em casa, com as cores e as estampas que você preferir, dê um pontapé inicial e asas à sua imaginação.

Com alguns esquemas passo a passo, juntamente com o seu toque de criatividade, você verá os seus objetos criando forma, o que lhe proporcionará uma grande satisfação. Diga adeus aqueles folhetos e revistas esparramadas pela casa, é hora de criar seus organizadores práticos, que irão colorir a sua vida.

Então, arme-se de linha e agulha e mãos a obra!

Vamos descobrir juntos os 7 objetos que você pode criar facilmente>>

7) Bolsa Saco

Será necessário: um pedaço de tecido de algodão resistente de 110 x 80 cm, e uma corda tom-sobre-tom de 70 cm de comprimento. Procedimento:

1. Com o giz marcador, risque as medidas sempre no avesso do tecido. Para o corpo do saco desenhe um retângulo de 43 cm de largura por 81 cm de comprimento. Para a alça desenhe um retângulo de 14 cm de largura x 102 cm de comprimento.

2. Para fazer a alça, dobre o tecido ao meio no sentido da largura, e costure deixando uma margem de cerca de 1 cm.

3. Para criar sua bolsa sacola, dobre o meio do tecido, formando o corpo da bolsa, e apoie a ponta da alça no centro. Desta forma quando você costurar o saco, costurará juntamente a alça. Para o fundo e a borda de cima você deverá costurar a 6,5 cm da borda superior e para deixar a abertura, costure a partir do alto criando um espaço de 2,5 cm por onde passará o cordão, passe a ferro para esticar e costure. Feito isso, costure a outra ponta da alça e as laterais da sacola. Para finalizar faça um nó na ponta do cordão e com a ajuda de uma agulha de crochê comece a passa-lo entre o vão da borda de sua sacola, depois disso faço um nó na outra ponta do cordão.

Progetto-senza-titolo48

6) Porta Jornal e Revistas

Será necessário: Uma tira de tecido bastante resistente, de 70 cm x 110 cm. Procedimento:

1. Na parte inferior do painel de tecido, desenhe um retângulo de 30,5 cm x 61 cm.

2. Com o tecido do painel do avesso, dobre 6 milímetros para dentro a partir de um dos lados do comprimento, depois passe com ferro, dobre mais 5 cm, e passe o ferro mais uma vez rapidamente, volte e continue a costurar usando o ponto corrido. Repita também o mesmo processo do lado oposto. Nos lados curtos, dobre o tecido 1,2 cm para dentro e dobre mais uma vez 5 cm, fixe a dobra usando o ferro de passar. Esta será a borda superior do porta revistas.

3. Para criar os bolsos você terá de dobrar 6 milímetros para dentro de um dos lados do comprimento e novamente dobrar 6 mm, sem esquecer de passar o tecido entre uma dobra e a outra, em seguida, costure usando o ponto corrido. Para os lados curtos do tecido você também deverá dobrar 6 milímetros para dentro e passar com o ferro. Mais uma vez dobre 6 mm e costure os lados curtos somente depois de aplicar os bolsos ao painel de tecido.

4. Com o giz marcador, trace as linhas da costura dos três bolsos em 23 cm de cada borda do tecido. Alinhe o tecido com as linhas traçadas e costure.

Progetto-senza-titolo42

5) Carteira de documentos

Será necessário: um tecido de algodão de 110 cm x 22 cm, uma tira de viés com 90 cm x 1,2 cm, e um elástico de 3 mm de largura por 10 cm de comprimento. Procedimento:

1. Desenhe no avesso do tecido, três retângulos: Um de 18 cm x 19,5 cm para a capa, dois retângulos de 9,5 cm x 18 cm para os bolsos, e para as bordas use 76 cm de viés.

2. Para criar os compartimentos vire o bolso ao contrário, dobre 6 mm para dentro de um dos lados do comprimento e fixe a dobra usando o ferro de passar. Repita essa etapa, deixando uma margem de 3 mm.

3. Para o revestimento bastará marcar no retângulo da capa, o ponto onde será aplicado o botão para fechar o porta documentos. Feito isso, feche e costure o tecido pelos lados do comprimento.

4. Para tornar mais resistente, costure ao redor das bordas do viés, e assim que chegar ao canto em que iniciou a costura, esconda a margem dobrando sob o final da fita de viés. Antes de terminar será necessário costurar o pedaço de elástico para envolver o botão e fechar o porta documento.

Progetto-senza-titolo46

4) Luvas de forno

Será necessário: Um pedaço de tecido de algodão grosso de 35 cm x 110 cm para a luva e um retângulo de algodão mais leve para o forro de 35 cm x 110 cm. Para as bordas será necessário um retalho de tecido de 8 cm x 33 cm e 50 cm de lã ou poliéster para preencher a luva. Procedimento:

1. Para fazer a luva você precisará de 2 retângulos de 28 cm x 35,5 cm. Para o forro você também precisará de dois retângulos de 28 cm x 35,5 cm e para preencher a luva você precisará de mais dois retângulos de 28 cm x 35,5 cm. Antes de costurar você deve sobrepor todas as três camadas, de modo que elas se alinhem. Feito isso, comece costurando de dentro para fora, usando pontos lado a lado e espaçados (estilo ponto luva), ao redor da luva. Lembre-se de costurar sempre do avesso, e dê acabamento eliminando o excesso de tecido.

2. Para dar forma à luva, apoie a sua mão sobre o tecido e recorte diretamente em volta, deixando ao menos 1 dedo de distância. Costure do avesso as duas partes e remova o excesso do tecido e estofado.

3. Para finalizar as bordas costure um retângulo que meça 5 cm x 30 cm sobre o avesso do tecido. Para finalizar o trabalho, passe com o ferro.

Progetto-senza-titolo44

3) Mochilinha

Será necessário: um pedaço de tecido de algodão ou linho de 140 cm de comprimento x 110 cm de largura. Procedimento:

1. Antes de cortar o tecido, marque no avesso do tecido estas medidas: para a mochila 33 cm x 85 cm, para o bolso 33 cm de altura x 24 cm de comprimento e para as alças da mochila duas tiras de 10 cm x 137 cm.

2. Para criar as alças dobre os lados longos de maneira que as bordas se toquem por dentro, na parte central da alça e costure somente depois de ter dobrado e esticado o tecido usando o ferro de passar. Para o bolso, costure a bainha na parte de cima e depois vire do avesso. Para a montagem do “passa alças”, costure os lados curtos, deixando uma margem de cerca de 3 cm.

3. Depois de construir a mochila, prossiga inserindo as alças. A primeira passará no encaixe do passa alças inferior, da esquerda para a direita, a segunda na direção oposta.

4. Para finalizar o trabalho, vire a mochila e remova os alfinetes primeiro. Alinhe as pontas com as bordas laterais e costure.

Progetto-senza-titolo47

2) Toalhinhas de picnic

Será necessário: um retângulo de tecido em linho ou algodão de 170 cm x 110 cm, e uma fita de 70 cm de largura por 2,5 cm comprimento.

Procedimento: Desenhe na parte de trás do tecido 6 retângulos com estas medidas: para as toalhas 4 retângulos de 53 cm x 40 cm, para os bolsos de talheres, dois retângulos de 13 cm x 14,5 cm.

1. Para realizar os bolsos, dobre o tecido retangular para dentro criando um espaço para a margem. Depois de costurada e passada a borda, meça mais ou menos 5 cm a partir de um dos lados curtos e 7,5 cm da margem inferior e comece a costurar o bolso na parte da frente da toalha. Prefira o ponto corrido pois é mais resistente e tornará mais seguro o compartimento dos talheres.

2. Depois de costurar os bolsos, monte as peças restantes, e comece fazendo a bainha ao redor das toalhas.

3. Para um acabamento bem caprichado, é aconselhável esticar o tecido e marcar as margens com a ajuda de alguns alfinetes, deixando mais ou menos 6mm de bainha, e só depois de passar com o ferro dar início à costura das laterais.

Progetto-senza-titolo45

1) Bolsa

Será necessário: um pedaço de tecido de 90 cm x 57 cm, para as alças e a parte superior, e um pedaço menor de 40 cm x 50 cm de altura para a parte de baixo. Procedimento:

1. Para a parte superior corte um retângulo de 35,5 cm x 84 cm e para as duas alças, corte duas longas tiras de 10 cm x 53 cm. Para a parte de baixo da bolsa você precisará cortar um triângulo de 35,5 cm de largura x 28 cm de altura.

2. Una todas as peças do avesso e as costure juntas, certificando-se de que as bordas sejam alinhadas. depois de cada procedimento, sempre estique com a ajuda do ferro de passar, desta forma todo o tecido ficará plano.

3. Alinhe a parte superior com a parte inferior e costure do avesso cerca de 3 cm.

4. Neste momento você pode costurar as alças por dentro. Use sempre o auxilio dos alfinetes a fim de manter as medidas corretas de 10 cm nas bordas externas e de ambos os lados.

Progetto-senza-titolo43

Você gostou do artigo? Compartilhe com os seus amigos no Facebook!