Faxina em casa: 9 novos truques originais para fazê-la sem esforço

18/01/2016 - 2:26 1483 Views

Levante a mão aquele que ama limpar a casa! Se excluirmos a minha mãe, e talvez a mãe de algum leitor ou leitora, eu acredito que ninguém possa afirmar sinceramente, que acha prazeroso fazer a faxina da casa. O meu namorado, só para evitá-la, assim que eu tiro o aspirador de pó do armário, se joga no chão e começa a reclamar de dores no corpo, em partes que ele nem mesmo sabe onde se encontram! Porém, independente de gostarmos ou não, deve-se dizer: não tem como escapar dos afazeres domésticos: não podemos enrolar e evitá-los, mesmo porque qualquer pessoa quer ter uma casa limpa. As vezes (por exemplo quando o meu namorado se levanta e, reclamando, me ajuda) dividimos os afazeres domésticos entre os membros da família e tentamos transformá-los em uma brincadeira; outras vezes os integramos na nossa rotina semanal.

Nesta matéria, eu irei tentar fazer exatamente isso: tornar os afazeres domésticos simples ações quotidianas onde você nem se dará conta que está cuidando da casa. Sim, a idéia é essa mesmo: nas próximas páginas mostraremos à você técnicas simples e econômicas para limpar, mas também para prevenir que certas áreas da casa (os armários, a geladeira ou o chuveiro, só para dar alguns exemplos) se sujem ao ponto de exigir uma operação de limpeza que dure horas! Portanto, invista cinco minutos do seu tempo lendo esses 9 preciosos conselhos e você economizará muito mais de agora em diante!

9) Prevenir e controlar o cheiro de úmido e de mofo

A primeira solução rápida e econômica que eu selecionei para você envolve um problema de longa data: o cheiro de velho e úmido que se forma, inevitavelmente, em alguns apartamentos (geralmente por serem velhos ou porque foram construídos sem levar em consideração os princípios de uma ventilação adequada) ou mesmo nos armários, sobretudo se temos um ritmo de vida frenético. Para resolver esse problema você pode recorrer à dois métodos: o primeiro é muito simples, basta enrolar um jornal em forma de uma bola, para absorver a umidade, e um copo de vinagre branco quente para eliminar os odores do ar.

O segundo também é muito simples, considerando que você goste de uma atmosfera oriental e fusion: eu me refiro às folhas de chá verde usadas como desodorante e desumidificador natural. Você pode colocar dentro dos armários, um punhado de folhas de chá verde enroladas por um pedaço de gaze ou por uma folha de papel washi, mas você também pode usar tranquilamente um par de meias. Desse modo, você obterá ambos os efeitos, desodorante e também desumidificador. Tenha certeza porém, de que as folhas estejam completamente secas antes de colocá-las: algumas horas no sol ou poucos minutos no microondas serão suficientes!

pulizie-2

 

8) Geladeira limpa

Manter a geladeira limpa pode parecer uma brincadeira, e mesmo assim, cada vez (pra falar a verdade é uma coisa rara!) que nos prontificamos a esvaziá-la para dar aquela limpada, nos damos conta de que no fundo ou nos cantos, simplesmente, nas paredes se acumularam resíduos de alimentos que não conseguimos mais nem mesmo identificar o que eram ou, ficamos horrorizados quando aproximamos o nariz e sentimos aquele cheiro desagradável e podre… Não dá pra acreditar, né? Parecia que todos os alimentos estavam em perfeita ordem lá dentro, mas alguma coisa deve ter dado errado, mas o quê? Pois eu vou dizer: a posição!

Para manter a geladeira limpa, é uma boa idéia manter os alimentos a uma certa distância da parede do fundo, porque os resíduos de alimentos grudam no gelo, que depois derrete e torna-se uma água com cheiro ruim. Assim, para evitar as grandes limpezas de primavera na sua geladeira, será o suficiente dar uma olhadinha uma vez por semana.

pulizie-3

 

7) Adeus calcário no banheiro

O inimigo mais perigoso no seu banheiro é ele mesmo, o calcário. Como removê-lo? Bom, um ótimo conselho é o de usar vinagre branco, possivelmente adicionado a uma mistura com um pouco de bicarbonado de sódio, mas existe um truque ainda mais eficaz, embora seja um pouco mais complexo.

Como proceder: preparar uma mistura de detergente líquido, vinagre e amônia. As quantidades são: 3 doses de vinagre, 2 doses de amônia e 1 dose de detergente. Mexa bem e você poderá usar a mistura para eliminar resíduos de sabão e depósitos de calcário, mas também para acabar com a sujeira em geral do chuveiro. Um método ótimo e econômico, não é mesmo? Somente uma recomendação: Não use sobre o mármore, porque o vinagre pode danificar as superfícies de pedra calcária.

pulizie-4

 

6) Você tem certeza que limpa direitinho o seu microondas?

Como se limpa, exatamente, um forno microondas? Esfregando com a esponja e utilizando algum produto caro? Muito esforço e o resultado nem sempre é satisfatório, é assim ou me engano? Pois bem, eu trouxe diretamente da França (que chique!) um truque super original. Pegue um pano úmido, amontoe-o como uma bola e coloque-o no microondas por um minuto ou mais: até que o vapor pare de sair do pano.

Isso fará com que todos os resíduos de alimentos ao interno do aparelho derretam, e depois você poderá removê-los com uma simples passada desse mesmo pano.

pulizie-5

 

5) Adeus odores ruins na cozinha

Você gosta de cozinhar, mas muitas vezes se sente desencorajado pelos maus odores que permanecem na cozinha se, por exemplo, você se dispõe a cozinhar um peixe ou pratos mais elaborados? O conselho que eu estou prestes a dar resolverá imediatamente o seu problema e você poderá voltar a cozinhar de tudo, sem medo que as roupas que estão estendidas dentro de casa fiquem com cheiro de brócolis, eca!

Será necessário umidecer um chumaço de algodão no vinagre e colocá-lo em um pratinho. Posicione o pratinho perto da pia e do fogão e assim, você eliminará rapidamente os odores desagradáveis que são emanados pela comida em fase de preparo!

pulizie-6

 

4) Pisos reluzentes 1: os azulejos

O capítulo do pisos merece ao menos duas páginas: se o piso da sua casa é feito de azulejos permaneça aqui, caso contrário, vá para a próxima página para descobrir como limpar o seu precioso assoalho. Voltando aos azulejos, veja agora como proceder. Misture 450 gramas de farelo de aveia com 5 litros de água, deixando o composto em repouso por aproximadamente 25 minutos.

Neste ponto, com a ajuda de um coador, filtre o líquido obtido e use-o para limpar o piso. Passe o pano e deixe agir por cinco minutos, em seguida enxague com água limpa. Você verá o resultado!

pulizie-7

 

3) Pisos reluzentes 2: madeira

E para limpar e lustrar os pisos de madeira? Faça assim: prepare um pequeno saco que tenha as dimensões da palma da mão, 13- 19 centímetros, aproximadamente. Você pode usar uma camiseta velha, por exemplo. Depois de ter feito o saquinho, encha-o com farelo de arroz e costure a abertura. A essa altura, umedeça levemente o saquinho e use-o para limpar e lustrar o seu assoalho, ou qualquer outra superfície de madeira em sua casa!

pulizie-8

 

2) Prataria brilhando sem levantar um dedo

Você tem um fantástico jogo de talheres de prata que nunca usa porque odeia ter que polir depois? Ou você não o usa para não ter que ficar esfregando tudo, estou certa? Não tenha medo. Se o seu desejo é fazer com que a sua prataria brilhe outra vez, faça assim. Pegue um recipiente grande de modo que todos os seus talheres caibam dentro. Forre-o com papel alumínio e adicione sal de cozinha.

Em seguida, encha o recipiente com água e coloque os seus talheres… e depois? Depois você irá se surpreender com o resultado.

pulizie-10

 

1) Suma com os insetos em um instante

Os odiados pequenos insetos (penso primeiramente as formigas, mas não somente): são a praga de muitas casas, seja na cidade, que em zonas rurais. O quê fazer? Aqui está a solução: é suficiente borrifar vinagre diluído com água sobre o chão, a cada duas semanas. Este método é o ideal, a propósito, se você possui gatos ou outros animais domésticos, justamente porque o vinagre não contém substâncias químicas nocivas. Basicamente, esta é a solução perfeita!

Você gostou do artigo? Compartilhe com os seus amigos no Facebook!

pulizie-11