Esponjas: como higienizá-las com 4 métodos naturais

06/05/2018 - 7:40 2627 Views

Na maioria das vezes, para manter a cozinha em boas condições de higiene não é suficiente limpá-la de forma superficial. Periodicamente você deve fazer uma limpeza profunda, prestando atenção à aspectos aparentemente insignificantes, mas que na verdade são extremamente importantes, como a limpeza das esponjas.

Ela que é usada para lavar os pratos após as refeições, para limpar o fogão e os balcões da cozinha. As esponjas são um dos maiores ninhos de germes e bactérias que podem ser encontrados em nossas casas.

Obviamente, para manter uma higienização correta, também se aplica a todas as outras áreas e objetos da casa, mas manter as esponjas de cozinha limpas, pode evitar diversas contaminações. Assim evitamos que essas bactérias entrem em contato com o nosso corpo através das louças e pior ainda, por meio do que comemos.

Existem muitos métodos que você pode usar para higienizar as esponjas da sua casa, permitindo que elas sejam usadas por muito mais tempo. Nas páginas seguintes, vamos ver algumas dicas para manter as esponjas limpas como novas!

As esponjas usadas na cozinha são um dos maiores acumuladores de bactérias em casa. Vamos descobrir como limpá-las e higienizá-las perfeitamente>>

O método do limão e do sal fino

Existem vários métodos para desencardir, limpar e finalmente higienizar as esponjas usadas na cozinha. O primeiro é certamente o mais clássico: encha uma bacia até a metade com água fervente, adicione o suco de um limão inteiro e uma colher de sopa de sal fino. Basta mergulhar a esponja completamente na bacia e deixá-la de molho a noite toda, enxágue a esponja apenas na manhã seguinte. O limão, além de remover as principais manchas escuras que podem estar presentes nas esponjas, é um dos desinfetantes naturais mais comuns para usar na cozinha, assim como vinagre e sal.

 

O método da máquina de lavar louça

Para colocar este método em prática, coloque a esponja na parte superior da máquina de lavar louça ou no cestinho de talheres. Tenha cuidado para que não haja pratos muito sujos na máquina de lavar louças durante esse procedimento (os pedaços de comida podem acabar na esponja). Será necessário lavar a altas temperaturas, você pode usar o detergente comum para máquinas de lavar louça (melhor ainda se for antibacteriano), e lembre-se de secá-la em um ambiente não muito úmido, para evitar a proliferação de bactérias. A lavagem deve ser repetida semanalmente, basta colocar a esponja na lava-louças toda vez que for usá-la para lavar os pratos. Uma dica é lavar e esterilizar imediatamente a esponja, caso esteja em contato com carne crua ou peixe. Além disso, mesmo que esterilizadas, as esponjas devem ser substituídas a cada 3-8 semanas, dependendo da freqüência com que elas são usadas.

Método de vinagre

Primeiro de tudo você tem que lavar a esponja para remover qualquer resíduo ou sujeira. Basta molhá-la em água morna, adicionando um pouco de detergente para remover vestígios de gordura. O próximo passo é colocar a esponja em uma tigela cheia de vinagre. O melhor vinagre para essa finalidade é o vinagre branco, pois não deixa resíduos e limpa sem deixar cheiro.

 

O método do forno de microondas

As esponjas são feitas de espuma de poliuretano, um material poroso que as torna muito absorventes e resistentes, permitindo a sua reutilização durante muito tempo. Neste caso, quando usada por um longo período, o método de limão e sal pode não ser suficiente para limpá-las perfeitamente. Então aqui vem o microondas, nós só precisaremos de água, uma bacia e o forno microondas, claro! Depois de lavar a esponja com água corrente, ela deve ser enxaguada e colocada em um recipiente com água fria. Tudo o que você precisa fazer é colocar tudo no forno na potência máxima, por cerca de 3 minutos. Depois de retirá-la, uma vez que a água tenha esfriado e tenhamos enxaguado nossas esponjas, elas estarão limpas, desinfetadas e esterilizadas.

 

Gostou desse artigo? Então compartilhe com seus amigos no Facebook!