Esfoliante facial: 12 receitas fáceis que você pode fazer em casa

07/03/2018 - 10:30 4971 Views

Nada bate uma boa esfoliação facial para terminar bem o dia! A finalidade do esfoliante facial é eliminar as células mortas que se acumulam na camada superficial da pele.

A nossa pele, normalmente, a cada dois meses tenta expelir o seu extrato mais superficial, mas a poluição atmosférica e também a idade podem ter um efeito retardante sobre este mecanismo, permitindo que as ditas células mortas se acumulem, rendendo a pele opaca, grossa e muitas vezes manchada.

A boa notícia é que com poucos ingredientes e de modo muito fácil, você pode preparar o seu próprio esfoliante, em base às necessidades da sua pele. Pele oleosa, sem vida, com acne, sensível… tem pra todo tipo! E além de esfoliar irão hidratar a sua pele!

Veja aqui 12 idéias para preparar em casa esfoliantes faciais com produtos naturais e econômicos, para manter seu rosto sempre limpo e fresco >>

12) Esfoliante de café

Para realizar este esfoliante facial você vai precisar de uma colher de sopa de café em pó e 1 colher de sopa de azeite de oliva. Misture bem os dois ingredientes. Para aplicá-lo, coloque uma pequena quantidade na palma da mão e esfregue suavemente na sua pele com movimento circulares. Enxague com água morna e seque o seu rosto com uma toalha macia. Depois aplique seu hidratante favorito, se quiser, mas apenas com este método de limpeza, você poderá notar que sua pele será muito mais hidratada.

11) Esfoliante de Bicarbonato de sódio e Água mineral

Este esfoliante facial é perfeito para peles sensíveis e propensas a irritações. A receita é muito simples: 1 colher de bicarbonato de sódio e água mineral. Misture a água mineral ao bicarbonato até obter uma consistência adequada para a aplicação. Massageie suavemente e depois lave com água fria.

10) Esfoliante de Açúcar e Mel

Este esfoliante a base de mel é fantástico para quem sofre com a acne, porque o mel possui propriedades anti-bacterianas, anti-virais e anti-fúngicas. Você vai precisar de 1 colher de sopa de mel e 1 colher de sopa de açúcar. Coloque os dois ingredientes em um recipiente e misture bem. Aplique suavemente uma pequena quantidade no seu rosto fazendo movimentos circulares. Sua pele ficará macia e flexível.

9) Esfoliante de Sal marinho

Este esfoliante facial acrescenta uma dose extra de umidade ao rosto e também ajuda a prevenir a acne. Você vai precisar de 1 colher de sopa de óleo de côco e 2 colheres de sal extra fino. Misture tudo e aplique delicadamente no seu rosto com movimentos circulares. Enxágue com água morna.

8) Esfoliante de Açúcar mascavo e Limão

Este esfoliante facial serve para purificar profundamente e iluminar a pele. O óleo de côco, atua como um antibiótico, porque contém multi-vitaminas e vários nutrientes que hidratam. Para preparar este esfoliante facial você vai precisar de 1 xícara de açúcar mascavo, 1/2 xícara de óleo de côco, 1 colher de chá de raspas de limão, 1-2 gotas de extrato de limão (opcional). Aplique suavemente uma pequena quantidade no seu rosto fazendo movimentos circulares. Enxágue com água morna.

7) Esfoliante de Toranja, Óleo de abacate e Açúcar mascavo

A toranja possui poderes para combater os radicais livres. Este esfoliante facial ajuda a equilibrar o seu tom de pele, amenizando manchas e rugas. Ingredientes: 1 xícara de açúcar mascavo, suco de 1/2 toranja, 3 colheres de sopa de óleo de abacate (o óleo suave de abacate não bloqueia os poros). Lembre-se de não misturar muito para não dissolver os grãos do açúcar.

6) Esfoliante de Morango, Sal e Limão

Este esfoliante facial é repleto de vitamina C e antioxidantes e é perfeito para clarear a pele. Neste caso o morango ajuda a melhorar o tom da pele, o sal esfolia e o óleo de amêndoas hidrata. Para prepará-lo você vai precisar de 5 morangos, suco de 1/2 limão, 4 colheres de sopa de sal, 1 colher de chá de óleo de amêndoas. Esfregue suavemente sobre a pele limpa e úmida fazendo movimento circulares, depois enxágue com água morna.

5)  Esfoliante de Kiwi e Açúcar 

Este esfoliante facial serve para proteger e clarear a pele. Ingredientes: 1 kiwi, 1 colher de sopa de óleo de cártamo e 1 xícara de açúcar. Esmague bem o kiwi e misture com os outros ingredientes, aplique delicadamente no seu rosto com movimentos circulares. Enxágue com água fria.

4) Esfoliante de Canela e Aveia

A canela ajuda a aumentar a produção de colágeno da pele e que também possui propriedades anti-bacterianas (serve para quem sofre com a acne). Direi que este esfoliante facial é quase milagroso! Ingredientes: 1 colher de sopa de farinha de aveia, 1 colher de sopa de canela em pó e adicione água morna até obter uma consistência adequada para a aplicação. Massageie suavemente com movimentos circulares e depois lave com água morna. Atenção: a canela pode causar sensação de formigamento, se você possui um pele muito sensível reduza a quantidade.

3) Esfoliante de Açúcar mascavo e Hortelã

O esfoliante facial de hortelã é útil para o combate a acne. Ele possui propriedades antibacterianas e é um excelente anti-séptico. Ingredientes: 1 xícara de açúcar mascavo, 1 colher de sopa de leite em pó, 1/4 xícara de óleo de côco, 15 folhas de hortelã trituradas e 1 colher de sopa de vitamina E. Massageie suavemente com movimentos circulares e depois lave com água fria.

2) Esfoliante de Pepino ralado e Bicarbonato de sódio

O pepino é fonte das vitaminas C e B5, magnésio, potássio, fibras e antioxidantes. Ele reduz o inchaço, hidratando a pele em profundidade e diminuindo os poros dilatados. Para preparar este esfoliante facial você vai precisar de 1/3 de pepino ralado e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio. Delicadamente aplique a mistura sobre o rosto fazendo movimentos circulares, deixe uns 5 minutos e enxague com água fria. Dica: durante o repouso você pode colocar duas rodelas de pepino sobre os olhos.

1) Esfoliante de Chá verde e Açúcar mascavo

O chá verde contém flavonóides, um anti-oxidante potente que mantém as células vivas por mais tempo, além de ajudar a melhorar a elasticidade da pele. É um ótimo adstringente e pode ser utilizado para equilibrar a oleosidade da pele. Ingredientes: 1 1/2 xícara de açúcar, 2 colheres de chá verde em pó, 2 saquinhos de chá verde, 1 xícara de óleo de côco. Misture tudo e aplique delicadamente no seu rosto com movimentos circulares. Enxágue com água fria.

 Achou interessante o nosso artigo? Experimente os esfoliantes e compartilhe com seus amigos no Facebook!