Soluções caseiras e naturais para eliminar o cheiro ruim dos calçados

05/03/2018 - 11:49 4067 Views

Ninguém gosta do cheiro ruim que provém dos próprios calçados, muito menos quando o cheiro em questão provém do calçado dos outros, por isso, existem várias soluções naturais, de fáceis aplicações que servem para neutralizá-lo, ou eliminá-lo de uma vez por todas.

O cheiro ruim depende de bactérias que crescem e se reproduzem em um ambiente quente e úmido, como aquele representado pelo pé suado. As vezes este excesso de umidade dentro dos calçados pode contribuir na formação de fungos e mofo que também causam o mau cheiro.

Uma higiene pontual e contínua ajuda a mantê-los longe, por esta razão pés limpos e meias limpas são fundamentais.

O cheiro ruim dos calçados e dos pés podem causar desconforto, constrangimento e podem manter as pessoas longe de você. Pense em um plano de ataque para refrescar os seus calçados mal cheirosos, a fim de evitar ter que mudar de calçados (e amigos) repetidamente.

Veja aqui 6 diferentes soluções naturais para resolver este problema >>

6) Para iniciar você tem que descobrir a sua causa

Tire um momento para examinar os calçados antes de efetuar qualquer procedimento. Se as palmilhas estão úmidas  ou danificadas, coloque-as para enxugar ou as substitua por um par de palmilhas formuladas especificamente para impedir a formação de bactérias e fungos. Seque bem os calçados, colocando-os perto de uma fonte de calor ou na luz solar direta. Remova os cadarços e a língua, para acelerar o processo.

5) O congelamento

Coloque os calçados em questão dentro de um saco plástico, depois deixe-os no congelador por uma noite. Para obter melhores resultados, no dia seguinte, deixe-os descongelar ao sol. Embora não tenha sido demonstrado, esta estratégia funciona. A idéia é de que congelando o calçado, a baixa temperatura aniquilaria as bactérias responsáveis pelo mau cheiro, embora alguns pensam que se trata de apenas um alívio temporário. Você tem que experimentar!

4) Cascas de frutas cítricas

Coloque dentro dos calçados cascas secas de laranja, toranja, limão ou lima. As casca das frutas cítricas possuem um cheiro muito agradável, graças aos óleos essenciais que contém. Deixe-as dentro dos calçados durante a noite e as tire antes de usá-los. O cheiro será muito melhor.

3) Uma boa lavagem

Se são laváveis, faça uma limpeza completa! Coloque seus calçados dentro da máquina de lavar. É aconselhável usar um daqueles sacos de algodão para evitar que os seus calçados se danifiquem. Lembre-se de limpar bem o interno e também a sola e, obviamente ter certeza de que enxugaram bem antes de usá-los.

2) Limpeza à vapor

Pode ser muito útil possuir uma secadora de roupas com um programa de secagem à vapor. O vapor pode ajudar a erradicar os fungos e bactérias, eliminando odores desagradáveis. Se não lhe incomoda que o calçado se molhe, você pode tentar este método.

1) Palmilhas de cedro (madeira)

Esta madeira é antifúngica e pode ajudar você a prevenir o cheiro ruim. Além disso, a madeira de cedro possui um ótimo perfume, fresco e leve, que a torna uma excelente escolha para se livrar do cheiro ou para evitar a formação de bactérias.

Você gostou do nosso artigo? Então compartilhe com os seus amigos no Facebook!