DORMIR BEM? Tudo é uma questão de posição

03/08/2015 - 12:03 90 Views

Uma pergunta muito interessante e inteligente que me fiz ultimamente foi “Qual é a melhor posição para dormir bem?”. Para ter uma “boa noite de sono” existem vários fatores que devemos considerar para dormir bem e acordar realmente fresco e descansado. Fatores estes como alimentação, exposição à luz solar, atividade física (pode ser entendida simplesmente como uma quantidade de movimentos diários) e assim por diante. No entanto, é fundamental conhecer as melhores posições para dormir bem, porque se temos o habito de dormir em uma posição errada, podemos correr o risco de descansar pouco e acordar cansado e dorido.

Algumas notas importantes sobre a coluna vertebral: A nossa coluna vertebral apresenta duas curvas naturais: a lordose (a nível cervical e lombar), ou arcos convexos voltados para a frente do corpo e a cifose (a nível torácico e sacro-coccígea), um arco convexo para trás. A lordose e a cifose são responsáveis pela mobilidade da coluna, pela força e elasticidade. Para evitar problemas de saúde, é importante manter a posição correta destas curvas também durante a noite. Somente assim o seu descanso será 100% saudável

Para se sentir em forma durante o dia, você tem que ter feito um perfeito descanso durante a noite, até porque, porque dormir é a atividade que mais consome do nosso tempoUma das maneiras para melhorar a qualidade do seu sono é escolher a posição correta para dormir bem.

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Junte-se a nós e confira os prós e contras das três principais posições e descubra aquela que é perfeita para você!

 

3# Posição prona

Ou seja, de barriga para baixo, escolhida por 5% da população, é correta para a distribuição do peso corporal, mas não para a coluna vertebral porque acentua a lordose lombar. É a menos recomendada pelos especialistas, porque o profundo acavalamento criado pelo peso do corpo, unido ao intestino que empurra o diafragma, não é saudável para a coluna e pode dificultar a respiração.  A cabeça, girada, pode causar problemas cervicais e tensões nos músculos. Se você não quer mesmo renunciar a esta posição, o único conselho que podemos te dar é aquele de adicionar um suporte embaixo do corpo e dormir sem travesseiro. Consideração: posição não aconselhada em caso de dor na coluna e problemas respiratórios.

 

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2#Posição lateral

Preferida por 65% das pessoas, lembra a posição do feto no útero da mãe e dos astronautas em gravidade zero. Se distingue das outras, não pelo fato de ser lateral mas, pela flexão dos membros inferiores que evita a acentuação da lordose lombar que se produz quando você mantém as pernas esticadas. A correta lordose é garantida com um travesseiro e um colchão adequado.  O lado esquerdo é muitas vezes aconselhado para quem sofre de problemas digestivos derivantes do refluxo gástrico. O único defeito desta posição? A pressão contra o travesseiro e o colchão podem acentuar as rugas do rosto e do peito. Consideração: é uma boa posição para a coluna, para os problemas gástricos e para dormir bem, menos para a beleza.

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1# Posição Supina

Ou seja, de barriga para cima, adotada por 30 % das pessoas, é a melhor posição para a saúde da sua coluna e para dormir bem. Garante uma estabilidade perfeita e uma adequada lordose e cifose. Obviamente se a curvatura das costelas estão corretas e se as características do colchão são adequadas. Se o colchão é muito mole, se pode riscar um afundamento excessivo do corpo. Para promover uma boa posição da lordose cervical não esqueça de usar um travesseiro adequado. O único defeito desta posição? Pode estimular o ronco. Consideração: é uma boa posição para a coluna. Único defeito: estimular o ronco.

 

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