Dor nos joelhos: veja 3 exercícios que você pode fazer em casa

02/03/2018 - 12:53 129 Views

Os joelhos representam a maior e uma das mais importantes articulações do nosso organismo: o trabalho deles é suportar o peso do corpo e nos permitem realizar movimentos tais como se abaixar, levantar, sentar, virar e andar. Precisamente porque são tão centrais nas nossas vidas, os joelhos estão sujeitos a contínuas tensões que os tornam tão delicados, com risco de fraturas e muitos problemas de funcionalidade.

Conforme explicado pelo Dr. Roberto d’Anchise, responsável pela unidade de cirurgia do joelho do Instituto Ortopédico Galeazzi de Milão, Itália, para o jornal Corriere della Sera:

“Os joelhos devem garantir uma variedade de movimentos superiores para as nossas articulações, embora por razões anatômicas possuam uma estabilidade inferior, visto que uma superfície quase plana, aquela da tíbia, deve “encaixar-se” com as duas partes convexas terminais do fêmur. Por esse motivo a necessidade da presença dos meniscos, que funcionam um pouco como “cunhas” para amortizar a carga, e do ligamento cruzado anterior e posterior.”

Por causa desta natural fragilidade, os joelhos costumam ser o elo mais fraco que une jovens e velhos e por este motivo é necessária uma atenção especial para eles. Em primeiro lugar, é aconselhado uma alimentação adequada associada a uma atividade física moderada, porque um estilo de vida sedentário pode causar doenças como artrite ou osteoporose. Os esportes que você escolhe também podem influenciar nas condições das suas articulações: o mais recomendado é natação ou, alternativamente, a hidroginástica, ou seja atividades que permitem treinar enquanto a carga dos joelhos é reduzida através da imersão na água.

Mas nem todo mundo tem tempo, ou até mesmo vontade, de ir para o clube ou para academia. Quais seriam, portanto, os simples exercícios que você pode fazer em casa para alongar e fortalecer os JOELHOS CANSADOS ?

É necessário manter os joelhos bem treinados com o objetivo de retardar o envelhecimento e o aparecimento de dor: pense como se eles fossem molas que se movem suavemente e com precisão, sem estiramento e nem movimentos bruscos. Veja aqui 3 exercícios para você fazer em casa:

1) Agachamento com a bola

Se posicione com as costas contra a parede e coloque uma bola de um tamanho médio na região lombar. Coloque as mãos atrás da cabeça. Fique nas pontas dos pés, permaneça nesta posição por 10 segundos. Descanse um pouco e repita o exercício pelo menos outras 5 vezes. Agora, na mesma posição, com as costas contra a parede, dobre os joelhos (como se você fosse sentar), até que suas pernas atinjam um ângulo de 90 graus. Suba novamente. Repita o exercício por pelo menos 5 vezes.

2) Exercício do avanço

Este exercício é muito simples. Em pé coloque uma perna para frente para realizar avanços para frente. Quando você dobra a perna para frente, você deve dobrar o joelho, acompanhando ele com o quadril, de modo que o movimento seja leve, harmônico e não provoque dor. Troque a perna e repita o exercício per pelo menos 5 vezes.

3) Exercício de extensão total do joelho

Este exercício serve para render mais fortes as articulações dos joelhos, sente-se em uma cadeira e se puder, coloque um peso em torno de cada tornozelo. Levante as pernas lentamente, uma de cada vez durante 5 minutos e depois troque de perna.

Seria ótimo se você pudesse dedicar pelo menos 40 minutos todos os dias para realizar esses exercícios que você pode fazer tranquilamente em casa. É muito importante evitar uma vida sedentária, porque esta faz com que os joelhos percam a flexibilidade e que as articulações fiquem casa vez mais debilitadas.

Você gostou do artigo? Então compartilhe com os seus amigos!