Cúrcuma: 7 usos na cozinha

29/03/2018 - 8:24 4326 Views

A cúrcuma, um tempero nativo do sul da Ásia e muito utilizada no Oriente: também conhecida como “Açafrão-da-Índia”, oferece inúmeros benefícios para o organismo: além de ter ótimas propriedades cicatrizantes e anti-tumorais, é rica em antioxidantes que ajudam a combater a ação dos radicais livres.

O seu componente mais importante é definitivamente a curcumina: ela é um poderoso braço direito do nosso sistema digestivo, mas é também uma aliada preciosa do fígado e da nossa juventude. Na verdade, ela combate os radicais livres, mantendo a nossa pele mas tônica e hidratada. E não é só isso, a cúrcuma ajuda a memória e é um anti-depressivo natural, ou seja, é um integrador realmente valioso!

Embora não faça parte da tradição culinária brasileira, a cúrcuma é um ótimo aliado da saúde (ela tem inclusive propriedades anti-cancerígenas) e pode ser utilizada para a preparação de pratos muito saborosos a base de verduras, carnes, peixes e cereais.

Vamos descobrir juntos 7 usos dessa especiaria na cozinha>>

7) Preparar o “leite de ouro”

O leite de ouro é uma bebida oriental que provém da medicina ayurvédica, muito indicada para aliviar as dores e as inflamações dos músculos e das articulações. Um dos seus ingredientes é exatamente a cúrcuma, que deve ser adicionada à água, leite, óleo de amêndoas, mel e, em alguns casos, cardamomo e canela. É uma bebida extremamente saudável: em uma panela, dissolva 1 colher de café de cúrcuma em pó em bebida vegetal (pode ser leite de arroz, soja, aveia), até obter uma mistura homogênea. Adicione mais um pouco de leite vegetal (no total, serão o equivalente a duas xícaras) e 1 colher de sopa de óleo de côco, sempre misturando bem. Quando ferver, retire a panela do fogo.

6) Temperar a massa

Essa mistura pode parecer incomum, mas a cúrcuma na massa dá um que de exótico à vários pratos. Para um sabor mais intenso, nós lhe aconselhamos adicioná-la no final do cozimento do seu prato. Já para quem prefere um sabor mais delicado, pode colocá-la na água de cozimento. Talvez você não saiba, mas existe a massa de cúrcuma! Super rápida de preparar e deliciosa! Coloque 50 gr de cúrcuma em pó e 110 ml de água em uma panela, e você obterá uma massa (que deve ser conservada estritamente em um recipiente de vidro) que você poderá dissolver nos seus preparados seja doces que salgados. Será útil para tratar dor nas costas, intestino preguiçoso, tosse, resfriado e dores menstruais.

5) Cozinhar o frango

O frango com curry, um prato típico da culinária indiana, é muito amado em todo o mundo. O curry é uma especiaria obtida da mistura de vários temperos como a cúrcuma, por isso é muito fácil preparar em casa um frango muito parecido com aquele que encontramos nos restaurantes indianos. Você poderá assim, saborear um ótimo prato de sabor exótico, sem sair de casa.

4) Dar sabor à sopa de peixe

Você nunca tinha pensado nisso? As especiarias podem dar sabor aos pratos a base de peixe, especialmente as sopas que, por sua vez, são boas, mas nem sempre possuem um cheirinho que lhe abra o apetite. A cúrcuma também pode ser utilizada na preparação da sopa de peixe, para dar um sabor mais intenso e original ao seu prato. Excelente na sopa de mariscos e na sopa de peixe mista, também usada juntamente com a pimenta preta.

3) Substituir o açafrão no arroz

Embora o sabor seja bem diferente, a cúrcuma pode ser uma ótima alternativa ao açafrão, na preparação do risoto. Adicione uma ou duas colherinhas de chá quando estiver quase pronto. O arroz se tornará muito saboroso e super saudável.

2) Dar sabor à sucos e batidas

Os sucos e as batidas de frutas e verduras se tornam ainda mais saborosos e saudáveis com a adição de uma pitada de cúrcuma: uma verdadeira explosão de vitaminas, sais minerais e antioxidantes.

1) Preparar chás

Um cházinho para beber depois das refeições ou antes de ir dormir é o ideal nos dias de inverno. Adicionando a cúrcuma ao suco de limão e à uma pitada de pimenta preta, você poderá preparar um chá muito saboroso e revigorante.

Se você achou o artigo interessante, compartilhe com os seus amigos no Facebook >>