Como cortar os cabelos em casa em 6 passos simples

15/10/2018 - 10:55 7245 Views

Os cabelos são um componente muito importante para todas as mulheres e mantê-los arrumados e saudáveis é uma tarefa diária. Mas quando eles começam a perder a forma você se desespera porque precisa ir ao seu cabeleireiro de confiança para dar aquela manutenção ao corte, porém sabemos que nem sempre é possível.

Constantemente estamos ocupadas com o trabalho, com os filhos e a casa, e dificilmente sobra tempo para nos dedicar a nós mesmas. Mas sem pânico! Para resolver este problema e dar uma nova vida aos cabelos rebeldes, você não precisa ser perita em cabelo e estilo.

Obviamente não se iluda! Não é uma tarefa tão simples que vai renovar o seu look, está é apenas uma forma de remover as pontas duplas e danificadas e dar uma manutenção na franja. Para isso bastará poucos passos e alguns utensílios básicos.

Com uma tesoura profissional e alguns conselhos práticos, você não terá mais que correr para o cabeleireiro todo mês.

Vamos descobrir juntas os 6 passos para cortar os cabelos sozinha>>

1) O Pente

Pode parecer banal, mas se você pretende cortar os próprios cabelos, deve usar um pente e não uma escova. Mesmo se o cabelo for muito crespo, o pente é essencial para dividir os cabelos da maneira correta. Neste caso molhe os fios antes de dividi-los e opte pelos pentes de dentes largos, se possível de madeira. Já para cabelos finos você pode utilizar um de plástico com dentes mais próximos. Os pentes com os cabos fininhos, são perfeitos para dividir os fios em linhas retas e assegurar um corte simétrico.

2) A Tesoura

O segundo item que todos devem ter é uma tesoura profissional. Não é necessário ter centenas de itens, mas é preciso fazer um pequeno investimento na tesoura a fim de cortar decentemente os cabelos. Na verdade, as lâminas de uma tesoura para cortes de cabelo são completamente diferentes uma das outras. A lâmina lisa é perfeita para cortes limpos e retos, enquanto a com dentes é indicada para repicar e tirar volume dos cabelos.

3) Cortar um pouco de cada vez

Agora que você tem as ferramentas necessárias, você pode iniciar o corte. A regra fundamental é a de proceder por etapas. Visto que, uma vez que você cortar os fios não poderá voltar atrás. Para cabelos lisos, umedeça com um pouco de água e siga em frente, do contrário, se forem encaracolados, é aconselhável cortá-los secos. Desta forma, você não vai perder comprimento acidentalmente. Para todas, especialmente se você é novata, é aconselhável tirar comprimento pouco a pouco, afinal, para encurtar mais, há sempre tempo!

4) Os rabos baixos

Para encurtar o comprimento em um corte mais reto, o rabo ou Maria Chiquinha pode ser realmente o melhor truque para obter um resultado bacana na primeira tentativa de corte. Para eliminar as pontas duplas será necessário dividir o cabelo na metade em 2 partes iguais e amarra-las na mesma altura usando elásticos. Para aqueles que têm muito cabelo, é melhor dividir em 4 rabos e amarra-los na mesma altura a ser cortado. Neste ponto, segurando a ponta do rabo, você terá de apoiar a tesoura acima do elástico e prosseguir com o corte reto.

5) Os rabos altos

Como dito antes, os rabos são soluções perfeitas para cortar os cabelos. Esses mais baixos são ótimos para remover as pontas duplas e para os cortes mais retos e lineares, enquanto os altos servem para escalá-los. Antes de prosseguir você precisa dividir os cabelos em 4 partes iguais e formar rabos amarrados desde a raiz.

Comece a partir dos rabos da frente. Segurando a tesoura na horizontal, você vai ter um corte mais reto, enquanto que cortando na direção diagonal você irá manter a escala original. Depois disso, você pode prosseguir com o corte dos rabos de trás, lembrando de mantê-los mais compridos do que os da frente.

6) O retoque final

Em ambos os casos, o resultado é mais do que satisfatório na primeira tentativa, no entanto as vezes você precisa fazer algum retoque. Então para finalizar com capricho, você terá simplesmente que pentear o cabelo o mais reto possível e, finalmente, repicar as pontas mantendo sempre a tesoura na direção vertical. Se você optou por escalar um pouco mais os fios, a tesoura de lâmina dentada será mais indicada nesse momento, para obter uma aparência natural entre os comprimentos variados.

Pequenos truques para ter um cabelo que parece sempre ter acabado de sair do salão!

Você gostou do artigo? Compartilhe com as suas amigas no Facebook!