3 soluções para conservar saladas e outras verduras por muito mais tempo

14/06/2017 - 1:05 3338 Views

Para manter  um organismo saudável, muitos nutricionistas aconselham consumir regularmente porções de frutas e verduras. Infelizmente, com trabalho, filhos e todas as outras responsabilidades cotidianas, é cada vez mais difícil se organizar para fazer compras frequentemente e ter sempre alimentos frescos em casa.

Além disso, a verdura é um alimento que requer muito tempo para ser preparado, caso a opção não seja uma salada simples e rápida. Logo, como fazemos para manter as verduras sempre frescas sem a necessidade de ter que ir toda hora ao supermercado ou à feira?

Para poder consumir as 5 porções de frutas e verduras, aconselhadas na Dieta Mediterrânea que auxilia na prevenção de algumas doenças degenerativas, devemos nos organizar bem, de modo que não haja desperdício de comida.

Um saquinho para congelar os alimentos e um pano de prato de algodão serão as únicas armas secretas para ter sempre à mesa verduras frescas e saborosas, mesmo depois de alguns dias na geladeira.

Vamos descobrir juntos os três métodos para conservar as verduras por mais tempo >>>

3) Método do saquinho

Para conservar as verduras, a solução indicada é usar um saquinho plástico para congelar os alimentos. Primeiramente, vamos ter que lavar bem as folhas e remover as partes já velhas. Para este processo, não se deve usar a faca, porque a lâmina de aço faria oxidar rapidamente as folhas. O certo é elimina-las rasgando com as mãos ou com uma faca de cerâmica própria para verduras. Depois de lavadas as folhas, enxugue-as, coloque-as no saquinho e antes de fechá-lo assopre um pouco de ar dentro. O dióxido de carbono presente na expiração, se mantido dentro do saco plástico, ajudará a manter fresca a salada por vários dias. Esta solução pode ser útil também para os temperinhos verdes e para todos os tipos de verduras, quando são conservadas limpas e prontas para serem cozidas.

Progetto-senza-titolo13-7

O artigo continua>>

2) Método do pano de prato

O segundo método muito útil para conservar por mais tempo as verduras e hortaliças, é usar um pano de prato de algodão. Lembrando sempre que, antes de armazenar na geladeira alimentos como a salada, é necessário que as folhas já estejam muito bem higienizadas, assegurando que todos os vestígios de terra e também as partes amareladas tenham sido removidas por completo. Depois de ter seguido está etapa da preparação, as verduras devem ser enroladas em um pano de prato de algodão limpo, de maneira que ele absorva completamente a umidade em excesso, e assim leva-las à geladeira.

Progetto-senza-titolo12-7 (1)

O artigo continua>>

1) Na geladeira

A geladeira tem diferentes compartimentos com diferentes funcionalidades. Para as verduras devemos usar a gaveta, dessa forma será conservada em um ambiente nem tão frio nem tão quente. Na verdade, os dez graus centígrados do último compartimento são ideais para manter as frutas e hortaliças frescas por mais tempo.

Progetto-senza-titolo11-6

Gostou do artigo? Então compartilhe com seus amigos no Facebook!