Como produzir energia elétrica com sal

29/09/2015 - 3:19 167 Views

Produzir energia elétrica usando apenas uma pequena quantidade de água e sal, é possível: é este, pelo menos, é o princípio de funcionamento de Salt, acrônimo para Sustainable Alternative Lighting (mas há um trocadilho óbvio, visto que a palavra “Salt” em inglês, quer dizer, “sal”).

Esta é uma iniciativa que nasceu da genialidade de uma pesquisadora do departamento de engenharia da Universidad de La SalleLipa Aisa Mijena, membro do Greenpeace Filipinas, inventou uma lâmpada cujo funcionamento baseia-se unicamente na água salgada. Lipa deu vida a uma start-up para ajudar a população das Filipinas, onde muitos não têm acesso à energia elétrica, especialmente nas ilhas mais remotas.

salt-lamp-design-468x263

Com o novo sistema fora do comum, mas reso possível graças a Salt, em vez disso, um copo de água e sal são mais que suficientes para gerar luz pelo menos por oito horas. Entre as vantagens mais importantes deste sistema há, sem dúvida, sua segurança, sendo que Salt não contém componentes perigosos nem materiais que possam causar incêndios.

Uma solução mais prática, então, se comparado as lâmpadas a bateria sem fio, com as velas, com as lâmpadas de querosene ou comparado a parafina que normalmente é usada em áreas rurais das Filipinas.

energia-elettrica-con-il-sale-1200x627

Mas o que é o princípio de funcionamento de Salt? 

A lâmpada, na prática, usa o sistema na base da célula galvânica: esta não é nada mais do que uma determinada célula eletroquímica que faz a energia química ser convertida em energia elétrica. Uma peculiaridade é que os processos que ocorrem internamente são totalmente espontâneos e não exigem inputs do lado de fora.

energia-elettrica-con-il-sale-2

O verdadeiro ponto de força do Salt, deve ser localizado em uma solução salina que, além de não ser tóxica, faz com que todo o processo resulte inócuo e seguro. Nas Filipinas, por outro lado, existem mais de 7.000 ilhas e levar eletricidade através de dois ingredientes que não faltam nunca, como sal de mesa e água da torneira (ou mar), elimina o custo de velas e lâmpadas a pilhas, e ao mesmo tempo, garante uma fonte de luz mais segura e eficiente.

energia-elettrica-con-il-sale

Gostou do nosso artigo? Então compartilhe com os seus amigos no Facebook!