Cozinha: Como limpar bem o fogão e o cooktop

31/05/2018 - 12:41 3156 Views

Temos sempre alguma coisa para limpar em casa, mas por quê será que não damos muita importância ao fogão e principalmente às bocas? Limpar o fogão ou o cooktop todos os dias é a única maneira de garantir uma vida longa ao seu eletrodoméstico, pois com o tempo a crosta se torna mais difícil de remover.

Os fogões e os cooktops são feitos dos mais variados materiais, do menos ao mais delicado, e com base nisso, devemos fazer a escolha correta dos produtos evitando aqueles que possam danificá-los.

Por exemplo, se você tem um fogão de inox, que é um dos materiais mais comuns em circulação, você deve ter muito cuidado para não usar produtos abrasivos.

A utilização de produtos de limpeza naturais é uma boa opção para conservar seus móveis de cozinha e eletrodomésticos. Limpar o fogão sem esforço é possível, e pode levar apenas alguns minutos.

A seguir veremos algumas dicas para tornar esta prática rápida e simples e ainda um truque que irá surpreendê-lo (o da Coca-Cola) >>

4) O truque para limpar as bocas

Se você souber limpar o seu fogão corretamente, além de ter um eletrodoméstico bonito de ser ver, ele ainda funcionará melhor. A sujeira que se instala nas bocas do fogão pode obstruí-las não deixando com que o gás passe adequadamente. Para tê-las sempre brilhantes e funcionais, faça o seguinte uma vez por semana: depois de retirar todos as bocas do fogão, mergulhe-as em água bem quente com vinagre branco por cerca de 15 minutos. No final, seque bem com um pano e limpe todos os buraquinhos, usando um palito de dentes. Para ter certeza de que você mandou bem na tarefa, basta remontá-las e ver se o fogo se espalha uniformemente.

3) O truque para o fogão

Para que a limpeza do fogão seja tarefa sempre fácil, é importante agir rápido e limpá-lo logo após o uso. Sem preguiça! O fato é que a sujeira “fresca” é mais fácil de remover. Para limpar as manchas, basta passar um pouco de detergente comum com um pano de microfibras e enxaguar com água. Caso você não tenha tido tempo para limpar logo após o uso, é necessário intervir adicionando o bicarbonato também. Coloque um pouco de bicarbonato diretamente sobre a sujeira e deixe agir por uns 10 minutos, essa solução será capaz de remover todos os resíduos de comida.

2) O truque da Coca Cola

Como muitos sabem, a fórmula da Coca Cola é secreta. Entre seus componentes deve haver algo desconhecido que elimina drasticamente as manchas de gordura. Se, por um lado, saber disso, faz com que a sua vontade de beber Coca Cola diminua, por outro, você pode contar com a famosa bebida açucarada para limpar o seu fogão. Olha só que maravilha! Molhe um pano com Coca Cola e esfregue nas bocas do fogão e onde mais houver gordura a ser eliminada. Você vai se surpreender com o resultado!

1) Conselhos úteis

Para limpar o fogão, principalmente se o seu for de inox, é importante evitar ao máximo esponjas ásperas ou aquelas famosas de aço que têm mil e uma utilidades. Prefira limpar toda a superfície com um pano de microfibra. Ao escolher os produtos de limpeza, é melhor optar por aqueles menos agressivos ou se possível use produtos naturais ou caseiros. Dê atenção aos cooktops de aço e fibra de vidro. Para ambos, você deve evitar água sanitária pois esta pode deixar marcas.

Se você gostou desse artigo, compartilhe com os seus amigos no Facebook!