Combata o estresse exercitando o PSOAS

31/03/2018 - 10:36 347 Views

O que é o Psoas? Também conhecido como o iliopsoas, é um dos principais músculos do corpo, embora a maioria de nós não conhece minimamente a sua existência. O Psoas situa-se ao lado da coluna lombar, na face posterior da cavidade abdominal. É o único músculo que liga a coluna vertebral às pernas e serve para a estabilização do nosso corpo e apoio da nossa estrutura óssea. Na cultura oriental este músculo é muito valorizado: porque é considerado o “músculo da alma”, uma espécie de fonte de energia espiritual, e estudos recentes confirmaram esta crença. Eles acreditam que o sistema nervoso central e, portanto, toda a área ligada às emoções, seja estreitamente ligado com a do psoas que por sua vez reagiria aos impulsos nervosos do cérebro e do diafragma, este também, um órgão “revelador” de sentimentos.

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Quando nós estamos estressados, a adrenalina produzida pelo nosso corpo faz com que o psoas seja constantemente tensionado: este é um mecanismo de auto-defesa que vem das nossas origens animais. Nosso instinto reage desta maneira: quando existe uma fonte de estresse ou de medo, produzimos adrenalina, o cérebro envia inputs  e o corpo se prepara para correr ou ficar imobilizado. Nesta sequência, se repetida com demasiada frequência, o psoas se encurta e se tensiona e, em assim fazendo, pode trazer várias consequências como a dor ciática, o mau funcionamento dos órgãos do abdômen, a degeneração do quadril, menstruação dolorosa, problemas durante a digestão, nos ombros e na coluna. Para mais informações, o psoas também afeta a respiração, a nossa postura, a correta circulação dos fluidos e, finalmente, o sistema imunológico.

Por que é importante cuidar do “músculo da alma” e VOCÊ PODE FAZER ISSO EM CASA sem ter que frequentar obrigatoriamente aulas de Yoga ou Pilates?

Exercitar o psoas, porque é diretamente ligado as emoções, pode nos ajudar a superar a ansiedade e, em geral, o acúmulo de estresse. Graças a simples exercícios, a liberdade das contrações deste músculo pode trazer maior fluidez à pélvis, melhorando as funções dos órgãos abdominais e da postura da coluna vertebral, deixando mais equilibrado assim o ritmo cardíaco e a respiração. Mas não subestime o bem estar psicológico, espiritual, que pode ser obtido través do relaxamento deste músculo canalizador de energias: se o psoas é flexível a energia vital pode fluir através do centro do corpo, sem encontrar resistência.

Manter esse músculo em constante treinamento, portanto, é essencial para o movimento, para as funções articulares, para o equilíbrio e, em geral, para nosso bem-estar físico e mental.

Eis aqui um VÍDEO que mostra uma série de exercícios para fazer confortavelmente em casa: estes simples passos vão te permitir de alongar e relaxar o psoas!

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