Limpando a coifa: tudo que você precisa saber

15/02/2018 - 3:04 4663 Views

Eletrodomésticos como coifas, depuradores de ar e exaustores servem à eliminar o cheiro e os vapores produzidos pelos alimentos que cozinhamos, colaborando ao mesmo tempo, na troca e purificação do ar.

Uma limpeza periódica das coifas e a sua manutenção regular (ou seja, a substituição das peças desgastadas) são essenciais a fim de garantir o seu correto funcionamento. Muitas vezes, não damos a devida atenção ao estado da coifa: por ter os seus filtros escondidos que não são diretamente visíveis, não chama a nossa atenção e pode ser esquecido.

No entanto, a situação de higiene em que mantemos a nossa coifa na cozinha é muito importante: em primeiro lugar, todos os vapores provenientes das panelas e frigideiras se depositam nas grades, isso para não falar nos respingos de gordura. Para evitar que a sujeira acumulada na coifa comece a comprometer a limpeza da cozinha, iremos ver detalhadamente, como é possível cuidar melhor desse nosso eletrodoméstico.

Descubra a seguir os melhores truques para limpar a coifa>>

3) A limpeza mais importante: é dentro

O filtro de absorção da coifa, ao longo do tempo, acaba ficando entupido de gordura. Uma situação assim, faz com que o desempenho do eletrodoméstico diminua e a exalação de mau cheiro começa a aumentar. Por falar nisso, lembramos que o filtro deveria ser substituído a cada 3 ou 4 meses.

Mas como é que se faz? Será o suficiente remover a grade (tirando os parafusos ou ganchos nos 4 cantos) e tirar o filtro velho, substituindo-o com outro novo (o preço não é caro). Antes de recolocar a grade no lugar é aconselhável lavá-la com cuidado, muita água e detergente. Se a grade estiver muito engraxada, é preferível deixá-la de molho por uma hora em uma solução de água quente, vinagre e bicarbonato de sódio.

si_pulizia_cappe_varese

2) Limpeza das partes externas da coifa depuradora

As partes externas da coifa também necessitam serem lavadas periodicamente, de maneira eficiente. Para efetuar essa operação, nós aconselhamos borrifar na coifa uma boa quantidade de produto desengordurante e deixar que ele faça efeito esperando aproximadamente 10 minutos: desta maneira a sujeira irá sair gradualmente da coifa depuradora. Você vai perceber a enorme diferença quando a sua coifa estiver limpinha.

filtro-cappa-aspirazione-cucina

1) Toque final

Os resíduos que não desgrudarem e as crostas mais resistentes podem ser removidas com uma esponja não abrasiva, esfregando com bastante vontade. Em seguida, será necessário umedecer um pano de algodão na água quente e assim utilizá-lo para enxaguar com precisão as paredes da coifa.

cappa-cucina3

Você achou o nosso artigo interessante? Compartilhe com os seus amigos no Facebook, pode ser útil pra eles também!