CLAREAMENTO DENTAL: Cuide dos dentes de uma forma completamente natural!

27/07/2015 - 3:56 2545 Views

Possuir dentes brancos é um padrão estético que todos nós gostamos. Aqueles que têm a oportunidade confiam no profissionalismo e competência do seu dentista, outros confiam na eficácia dos produtos para clareamento dental vendidos em lojas especializadas, farmácias e supermercados. É necessário lembrar que as pastas de dentes, enxaguatórios bucais e os clareadores dentais, muitas vezes contêm ingredientes que atacam o pH da boca: inicialmente, aparentam melhores resultados, deixando uma sensação de limpeza e frescor, mas a longo prazo ajudam a diminuir as defesas naturais da boca que nos ajudam a evitar todos os tipos de problemas: gengivite, cáries, infecções, etc. Em vez disso, você pode usar produtos naturais, que respeitam o meio ambiente, à base de ingredientes que não só não alteram equilíbrio da boca, mas também proporcionam benefícios terapêuticos.

Vamos ver alternativas saudáveis para muitos produtos baratos que existem a venda na praça.

7# O uso interno da Argila branca

A argila branca é um dos principais ingredientes contidos nas pastas de dentes naturais. Ela contém várias propriedades tais como:

  • Limpeza intensiva
  • Alcalinizantes
  • Anti-inflamatórias
  • Mineralização.

A argila não atua somente no clareamento dos dentes mas também ajuda a torná-los ainda mais fortes, a fim de evitar a formação da placa bacteriana e das terríveis cáries. Pode ser usada em todas as idades porque não existe nenhuma contra-indicação, porém, você precisa comprar um tipo específico de argila branca que serve somente para “uso oral“. Atenção a variedade da argila que você comprar, porque muitas contêm componentes potencialmente tóxicos quando entram em contacto com a mucosa oral. A argila branca também possui uma textura muito fina, sem a presença de pedrinhas microscópicas que poderiam danificar o esmalte dos dentes.

denti-bianchi1-pt

 

 

Você pode usar argila colocando-a diretamente na escova úmida ou misturá-la com um dos seguintes ingredientes:

6# O Açafrão

denti-bianchi2

Esta especiaria de cor amarelo intenso, tem excelentes propriedades curativas e é também muito adequada para uso oral, graças às suas qualidades:

  • Anti-inflamatórias
  • Antioxidantes
  • Antisséptica
  • Branqueadora

Os dentes podem ser escovados com açafrão por alguns minutos e, em seguida, enxague a boca com água. Para obter uma mistura mais eficiente é possível misturar a especiaria com a argila branca.

5# O Óleo de côco

Com este ingrediente, que é cheio de propriedades medicinais, é possível dar uma consistência gel para a sua pasta de dentes, de modo que fique mais fácil de usar, também é possível usar ele sozinho se você preferir. Este óleo possui uma textura macia e um delicioso sabor tropical, e também é rico em ácido láurico, uma substância que previne as cáries e o tártaro. É essencial que óleo de coco seja “extra virgem“, por que os óleos refinados normalmente perdem todas as suas propriedades e, a longo prazo, podem até se tornar tóxicos.

denti-bianchi3

4# O Bicarbonato de sódio

Desde sempre, o bicarbonato de sódio é usado como um alvejante natural. Ajuda a limpar os dentes e as gengivas, é também um anti-inflamatório natural. Mas você não deve abusar dele, porque ele é muito alcalino e, além disso, o uso prolongado pode danificar o esmalte dos dentes. É melhor, portanto, usá-lo em pequenas quantidades, misturadas com outros ingredientes e sempre muito finamente moído. Para alcançar essa consistência, você pode alongar-lo ou diluí-lo com uma base líquida.

denti-bianchi4

3# O Chá de tomilho

Para um bom enxaguatório bucal que fornece todos os benefícios do tomilho. Basta preparar uma infusão concentrada de tomilho e mantê-lo na geladeira até o máximo de 4 dias. Após escovar os dentes, enxague a boca com esta infusão: você irá se beneficiar das propriedades curativas anti-sépticas do tomilho, e poderá também evitar inflamações e úlceras. Super recomendável para aqueles que sofrem de hiper-sensibilidade nas gengivas.

denti-bianchi5

2# A Água do mar

Água do mar é uma das alternativas para enxagues orais; Ela re-mineraliza e alcaliniza a boca de forma equilibrada. Misture 50 cl de água do mar com 250 cl de água natural: Estas são as proporções adequadas para nosso pH. Desta forma, o sabor vai ser ligeiramente salgado, mas muito semelhante ao nosso gosto natural. Pode ficar com esta solução para enxágues na geladeira sem o risco que estrague.

denti-bianchi6

1# Casca de banana

Você conhece este incrível truque artesanal? A casca de banana, que geralmente acaba no lixo, é um ótimo clareador para os dentes. Simplesmente você deve esfregar todos os dias a parte interna contra os dentes, por alguns minutos, depois de tê-los limpo com a escova de dentes. O resultado será um clareamento progressivo das manchas que escurecem os dentes com o passar do tempo, devido ao teor de ácido salicílico e ácido cítrico que a banana contém.

denti-bianchi7

Você achou as nossas dicas úteis? Então compartilhe no Facebook com seus amigos!