Cheiro de comida: 9 soluções naturais para acabar com ele

29/01/2018 - 1:28 7575 Views

Depois de ter cozinhado, é normal que o cheiro de comida persista na cozinha e invada até mesmo os outros cômodos da casa. Para evitar que o mau cheiro permaneça por horas, as soluções recomendadas são práticas, naturais e econômicas.

Laranja, limão, canela… além de terem um cheirinho agradável, também são muito úteis para contrastar o cheiro intenso da comida. Eles serão grandes aliados para perfumar todos os ambientes da sua casa.

Mesmo que você não disponha de uma boa circulação de ar, você verá que até em quitinetes será simples eliminar todos os odores desagradáveis de comida.

Alho, repolho, brócolis são todos alimentos que, quando cozidos, liberam um odor realmente intenso, mas não impossível de se eliminar. Além disso, a pia, a geladeira e a máquina de lavar louças devem ser limpos com cuidado, porque podem ser a causa de odores desagradáveis.

Vamos descobrir juntos as 9 soluções para eliminar o cheiro de comida da casa >>

9) Eliminar o cheiro de comida em casa

Depois de cozinhar, é normal que o cheiro se espalhe por toda a casa e nem sempre é fácil fazer com que o cheiro bom de antes, volte aos cômodos. Então, depois de cozinhar, deixe as janelas abertas para ter a casa bem arejada, e assim fazer sumir completamente o cheiro da comida com um simples remédio natural. Na verdade, é suficiente ferver uma panela de água e adicionar algumas fatias de limão ou laranja e canela. Deixando o vapor desta panela eliminar o mau cheiro da comida em pouquíssimo tempo.

odore-cibo-in-casa

8) Elimine o cheiro de uma quitinete

Se você mora em uma quitinete, o cheiro da comida cozida é ainda mais insuportável, mas para eliminá-lo, bastarão alguns cuidados simples. Se o cheiro é causado pela pia ou geladeira, a primeira coisa a fazer é limpar bem aquilo que causa o odor. Outra solução é utilizar um ventilador, para fazer com que o ar circule melhor. Ou até, para um resultado seguro, você poderá colocar em um recipiente, bicarbonato de sódio e casca de limão ralada. Esta mistura será capaz de neutralizar odores desagradáveis enquanto você prepara a comida.

bicarbonato-e-limone-odore

7) Elimine o mau cheiro da pia

Como dito anteriormente, até os ralos podem ser a causa da persistência do mau cheiro em casa. De fato, os resíduos de alimentos nos canos são uma das principais causas de propagação de mau cheiro. Para limpar a pia, você precisará derramar uma mistura de vinagre de vinho quente e sal grosso. Espere 1 hora, e jogue uma panela de água fervente. Com essa solução, todos os resíduos de sujeira e gordura serão completamente eliminados.

odore-lavandino

6) Eliminar os odores desagradáveis da tábua de cortes

As tábuas de corte, especialmente as de madeira, além de serem objetos que não devem ser lavados na máquina de lavar louças, absorvem o odor do que foi cortado. Por isso, para evitar que o mau cheiro persista, é necessário lavá-las com extremo cuidado. Para desinfetar e remover completamente todos os resquícios do que foi cortado antes, é aconselhável esfregar um limão cortado pela metade ao longo de toda a sua superfície.

odore-tagliere

5) Eliminar o mau cheiro da geladeira

Para evitar que a geladeira fique com cheiros ruins, mesmo que você tenha limpado com cuidado, utilize uma solução a base de bicarbonato de sódio, leite e vinagre. Na verdade, depois de ter misturado os ingredientes em uma tigela, bastará deixá-la dentro da geladeira e trocá-la 1 vez por semana para evitar odores.

odore-frigo

4) Eliminar odores desagradáveis da máquina de lavar louças

Para eliminar os odores desagradáveis da máquina de lavar louças e deixar um cheirinho bom nos pratos e panelas, a solução é realmente muito fácil. Basta fazer uma lavagem a alta temperatura, com meio limão dentro, e sem louça – a máquina de lavar louças parecerá nova. Para uma manutenção adequada, é bom adicionar periodicamente sal grosso e abrilhantador.

odore-lavastoviglie

3) Eliminar o cheiro de peixe

Além do cheiro de queimado e frituras, o de peixe é um dos que mais incomodam. Para eliminá-lo dos pratos lavados a mão, é bom adicionar duas colheres de sopa de bicarbonato ao detergente. Para a máquina de lavar louças, polvilhe bicarbonato pela superfície e proceda com a lavagem intensiva. Depois de ter limpado a cozinha, um ramo de alecrim fervido na água deixará um cheirinho agradável em toda a casa.

odore-pesce

2) Eliminar o cheiro de brócolis e repolho

Repolho e brócolis são verduras que liberam um odor muito persistente. Para evitar que o mau cheiro se propague durante todo o cozimento, é melhor adicionar um pedaço de pão seco à água. Para o cozimento à vapor ou sopas, bastará colocar vinagre branco em um algodão e deixá-lo sobre a tampa da panela enquanto você cozinha.

puzza-broccolo

1) Eliminar o cheiro de alho e cebola

Para remover o odor de alho e cebola, posicione um recipiente com vinagre dentro, na bancada da cozinha. Além disso, coloque para ferver, cascas de frutas cítricas em uma panela, adicionando água aos poucos para que não seque.

odore-aglio

Se o artigo foi útil para você, compartilhe com os seus amigos no Facebook!