Chá preto: as 7 qualidades que você não diria

21/05/2018 - 8:50 2754 Views

Planta conhecida no mundo todo pelo seu sabor e pelas suas propriedades, o chá preto é utilizado por muitos povos desde os tempos mais antigos. Muitas qualidades são bem conhecidas, mas o que geralmente não se sabe é que existem vários usos alternativos. E estes empregos alternativos não dizem respeito somente a como a planta age no nosso organismo quando ingerida, mas referem-se também aos seus empregos externos, na pele e cabelos.

Você sabia que o chá preto vem da mesma planta que o chá verde? Pois é, a planta se chama Camellia sinensis. A diferença entre os dois chás está no cultivo, no preparo e nas condições de armazenamento das folhas. O chá preto passa por um processo de maceração e secagem para que se oxide.

Esta etapa, ao qual não é submetido o chá verde, dá sabor, cor e propriedades absolutamente diferentes entre os dois. Além disso, o primeiro é, entre todos os tipos de chá, aquele com a concentração mais alta de cafeína (uma xícara pode chegar a ter 100 mg). A variedade mais apreciada de chá preto é a Pecko.

Vamos ver juntos as 7 qualidades desta bebida incrível, o chá preto >>

7) Protege o coração

O principal fator positivo do chá preto é a elevada quantidade de flavonóides, que são antioxidantes super potentes, que combatem os famosos radicais livres, elemento que determina o envelhecimento celular. O benefício acontece principalmente para o coração, visto que as substâncias contidas nesta bebida são capazes de reduzir muito as possibilidades de doenças cardíacas. É recomendado beber pelo menos quatro xícaras de chá preto por dia.

 

6) Regula os níveis de colesterol

Esta é uma daquelas palavras que se começam a escutar com o avançar da idade. Quando se começa a chegar perto dos cinquenta anos, mas infelizmente tem quem precisa começar a se preocupar muito antes. É imprescindível cuidar da alimentação, principalmente manter-se alerta com os alimentos com alto teor de gordura e inflamatórios. Chocolate, salsichas, queijos, frituras entre outros. Os flavonóides que existem no chá preto tem a capacidade de abaixar os níveis do assim chamado “colesterol ruim”.

 

5) Reforça as defesas imunológicas

Outra substância importante que é presente no chá preto é a teobromina. Ela é uma bronco dilatadora, portanto tem efeitos positivos com relação à muitas doenças respiratórias, como por exemplo, a asma. Os flavonóides, que são excelentes oxidantes, protegem o organismo contra todas as doenças sazonais, como gripes e resfriados. Além disso, existem estudos que comprovam que o chá preto diminui as possibilidades de ter diabetes do tipo 2 e ataques cardíacos.

 

4) Para dar brilho aos cabelos

Como mencionado anteriormente, o chá preto tem toda uma série de usos que podem trazer benefícios para os cabelos. Antes de lavar os cabelos, prepare 1 litro de chá preto, que deverá ser colocado em uma garrafa e deixado esfriar, assim você estará tranquila e não irá se queimar. Depois que você tiver lavado os cabelos com o shampoo e tiver passado e enxaguado o condicionador, enxague novamente com o chá preto. Os seus cabelos ficarão sedosos e cheios de brilho.

3) Para cabelos escuros

As morenas ficarão felizes em descobrir esse truque. Para acentuar os reflexos dos cabelos castanhos, você pode fazer um banho de creme composto de: mel, óleo de oliva e um pouco de chá preto. Depois de aplicar esta composição em todo o comprimento dos cabelos, deixe agir por aproximadamente uma hora. Quando você enxaguar e secar os cabelos verá que os seus reflexos estarão lindos, brilhantes e super naturais.

 

2) Olheiras e bolsas nos olhos

Tudo mérito da cafeína, uma substância muito presente no chá preto. Mergulhe  dois disquinhos de algodão no chá preto morno, retire o excesso de chá e coloque embaixo dos olhos, deixando repousar por aproximadamente 10 minutos. A cafeína irá contrair os vasos sanguíneos embaixo da pele e eliminar os círculos escuros embaixo dos olhos.

 

1) Realça o bronzeado

Finalmente, como tínhamos escrito no início do artigo, chegamos ao ponto em que falamos sobre os usos do chá preto para o benefício da pele. Pegue uma esponjinha e molhe-a no chá preto, em seguida faça uma massagem em todo o corpo, quando você tiver terminado de tomar o seu banho, faça com que o seu corpo seque naturalmente, sem esfregar com a toalha de banho. A sua pele terá súbito a sua cor realçada e o bronzeado será reforçado.

 

Você gostou do artigo? Compartilhe com os seus amigos no Facebook >>