Casa fresca no verão: 5 conselhos importantes

24/01/2018 - 11:05 3311 Views

Nem todo mundo tem a sorte de ter ar-condicionado em casa e muitas vezes o ventilador não é o suficiente para fazer com que a nossa casa fique mais fresca, durante os dias mais quentes.

Então, como resolver o problema do calor abafado e da sensação de estar em uma sauna? Cada um tem o seu próprio jeitinho, mais ou menos eficaz.

No entanto, mesmo sem ter um ar-condicionado, é possível refrescar o ar com alguns truques muito simples. Um exemplo? Ter cortinas brancas, que refletem os raios do sol, é um modo de manter a casa fresca. Mesmo que não ajude a diminuir a temperatura, cobrir o sofá com lençóis brancos pode criar um efeito agradável no ambiente doméstico.

Se nem todos podem comprar um condicionador de ar, com um pouco de criatividade, você pode criar um em casa. Como assim? Simplesmente colocando uma bacia com água fria com gelo na frente do ventilador ligado: um método super eficaz para distribuir o ar fresco em toda a casa.

Vamos descobrir outros 5 truques para manter a casa fresca no verão >>

5) Não abra as janelas durante o dia

Com o aumento das temperaturas, um erro que muitas vezes cometemos tem a ver com a abertura das janelas durante as horas mais quentes do dia. Deveríamos abrir as janelas somente à noite ou de manhã bem cedo. O conselho é o de fechar as persianas, cortinas e janelas antes de sair para ir ao trabalho, para evitar encontrar a casa quente como o inferno no nosso retorno.

Eine Frau lässt bei einem Fenster die Jalousien herunter.

4) Coloque plantas na sacada e varanda

Um grande efeito refrescante em toda a casa pode ser proveniente das plantinhas e plantas trepadeiras presentes nas suas sacadas e varandas. Elas são capazes de proteger da luz do sol, reduzindo a sensação de calor. Uma ajudinha a mais nesses casos, pode ser a cortina, que deve ser deixada completamente aberta durante toda a exposição solar.

piante-da-balcone_ng3-1

3) Evitar a umidade

Mesmo no verão, a umidade não é saudável para a nossa casa. O chuveiro nos dá uma sensação refrescante, mas que é temporária, uma vez que o aumento da umidade faz com que a sensação de calor também aumente. É melhor tomar banho nas horas menos quentes do dia e evitar estender a roupa dentro de casa ou deixar as toalhas molhadas no banheiro. Opte sempre por deixá-las na sacada, obviamente se possível.

donna-doccia-1

 

2) Cozinhar “a frio”

O calor do verão é um ótimo motivo para consumir pratos frios e pouco elaborados. Para impedir que a temperatura da sua casa aumente ainda mais, é melhor evitar ligar o forno e usar o fogão o mínimo possível. Prefira comer pratos frios a base de fruta, verdura e vegetais crus, como saladas ou salames e presuntos magros e queijos. E não esqueça de beber bastante água pra não desidratar.

sfondo-insalata-029

1) Apagar as luzes

As luzes acesas também ajudam a aquecer a casa. No verão, recomenda-se mantê-las apagadas o maior tempo possível, principalmente porque a luz do sol faz com que os dias sejam mais longos. Além disso, evite também deixar ligados por muito tempo computadores, televisores, aparelhos de dvd, aparelhos de som e outros eletrônicos e eletrodomésticos por mais tempo do que for necessário.

Você gostou do artigo? Compartilhe com os seus amigos no Facebook!

accenderespegnerelucedomotica