Casa: 5 objetos que devemos substituir frequentemente

18/09/2017 - 2:51 16281 Views

A limpeza da casa é fundamental para viver em um ambiente seguro e higiênico, mas às vezes limpar não basta, porque são os próprios objetos com os quais fazemos a limpeza que podem conter sujeiras e bactérias. Embora seja sempre bom não desperdiçar e não substituir alguns itens, para outros é importante trocá-los com frequência para manter a casa higienizada e para não afetar a saúde dos que a habitam.

Obviamente, para alguns desses, antes de serem jogados no lixo, pode-se prolongar a vida útil através de lavagens periódicas, mas para outros é necessário substituí-los ao primeiro sinal de desgaste.

Esses objetos são principalmente encontrados na cozinha e no banheiro e são receptáculos que as bactérias adoram. Em casa, especialmente tecidos devem ser lavados com frequência. No caso dos tapetes não laváveis com água, é preferível levá-los à lavanderia para uma lavagem à seco.

Vamos descobrir agora os 5 objetos para substituir habitualmente em casa >>

5) Esponjas

A cozinha, assim como o banheiro, é um dos cômodos onde a higiene é fundamental e os objetos que são utilizados devem ser trocados com maior frequência. As esponjas usadas para lavar pratos e as utilizadas para higiene pessoal são muito baratas, e por esse motivo, trocá-las frequentemente não vai sobrecarregar as despesas da sua família. As esponjas da cozinha tornam-se reais receptáculos de bactérias e, se não são trocadas com frequência, podem causar problemas de saúde. Antes de jogá-las definitivamente no lixo, um truque para mantê-las limpas é lavá-las e colocá-las para secar no microondas, ou colocar algumas gotas de óleo essencial de melaleuca, de poder higiênico, diretamente na esponja.

Progetto-senza-titolo3-2

4) Cortina do chuveiro

Quando, em alternativa ao box de banho, se utiliza a cortina impermeável, até mesmo essa deve ser lavada periodicamente. Na verdade, até aquelas mais caras, com o passar do tempo, ficarão encardidas, especialmente na parte inferior. Em primeiro lugar, para mantê-las limpas por mais tempo, é necessário ventilar o banheiro após cada banho e esticar a cortina, de modo que esteja completamente seca e não permaneça úmida por muito tempo. De qualquer forma, além de ser substituída ao menos uma vez ao ano por uma nova, para prolongar a vida, será útil lavá-las com frequência na máquina de lavar a alta temperatura. Dessa forma, a cortina será completamente higienizada.

Progetto-senza-titolo-13

3) Filtros de água das torneiras

Tal como acontece com os objetos mencionados acima, também é importante substituir os filtros de água das torneiras. Na verdade, especialmente na cidade, a água muito calcária pode obstruir os filtros e diminuir o fluxo de água que sai das torneiras. Mas antes de comprar novos, você poderá limpá-los colocando-os de molho no vinagre, ótimo para eliminar o calcário e fazer brilhar os vidros. Após 24 horas, com a ajuda de um palito de dentes, será fácil remover os resíduos de calcário.

Progetto-senza-titolo2-3

2) Vassoura e esfregão

Vassouras e esfregões são objetos que são usados para limpar a casa e também devem ser trocados com frequência. Então, por questões de higiene, é aconselhável trocar mais frequentemente as escovas das vassouras e substituir os esfregões. Se você utiliza o aspirador de pó, é necessário trocar o saco, de modo a evitar que os filtros de ar não soprem sujeira dentro de casa.

Progetto-senza-titolo1-3

1) Panelas e tábuas de corte

Além das esponjas que são utilizadas na cozinha, é aconselhável controlar bem a condição das panelas e das tábuas de corte. Essas últimas, muitas vezes em madeira, são usadas por um longo período e por isso é bom lavá-las e deixá-las secar com grande cuidado, evitando que as bactérias se escondam nos cortes da própria tábua. As panelas, especialmente aquelas de teflon, tendem a se desgastar com muita facilidade e tornam-se insalubres. Então, quando os primeiros sinais de desgaste aparecem, é melhor substituí-las por novas.

Progetto-senza-titolo6-4

Se você achou o artigo útil compartilhe com os seus amigos no Facebook!