Cartões de memória SD: como recuperar as fotos perdidas

29/01/2016 - 1:40 414 Views

SD1

 

Quantas vezes aconteceu de você apertar sem querer “OK” na pergunta “Você quer cancelar todas as fotos?” Culpa das câmeras fotográficas digitais, das suas opções, do fato de serem eficientes demais, do fato de serem rápidas demais ou lentas demais ou… Não, não existem desculpas, a culpa é todinha nossa. Eu posso imaginar quantos de vocês ficaram desesperados por terem apertado aquele maldito OK na pergunta errada. Vocês, que tinham a intenção de apagar uma foto fora de foco, ou outra na qual a namorada de vocês (ou mulher, quem sabe) fechou os olhos. Quando se cancela toda a memória da máquinha fotográfica é como se cada prova das viagens, das experiências, das recordações, desaparecesse tragicamente no mundo digital. Porém, poucos sabem que (milagre!) as fotografias canceladas acidentalmente… podem ser recuperadas e essa operação é simples de se realizar.

Não precisa ser um técnico em informática, muito menos engenheiro para isso. O truque é entender que a memória SD é um arquivo digital: ao apagar as imagens, simplesmente se cria um novo espaço dentro do cartão. Basicamente, até que não sejam feitas novas fotos, ou seja, até que a memória não seja “substituída”, as imagens podem ser recuperadas.

SD2

4) Os cartões de memória SD, estes desconhecidos

Quanto mais nós conhecemos aquilo que estamos manuseando, obviamente, melhor iremos administrá-lo. Por exemplo, você sabia que a sigla SD significa Secure Digital? Este tipo de tecnologia é a mais difundida no que diz respeito à capacidade das memórias digitais de smartphones, notebooks, câmeras de fotografia. Estas são memórias flash que consentem a possibilidade de memorizar grandes quantidades de informações e imagens.

SD3

3) A memória em números

Os cartões de memória SD tem uma capacidade muito alta hoje em dia (superadas ainda pela CompactFlash): até 2008 chegavam a ter no máximo, 16 giga, atualmente atingem com toda a tranquilidade 256 giga. As microSD, além de terem um tamanho inferior, tem também uma memória menor: 128 giga é o máximo permitido para essa categoria. Os cartões SD também são particularmente resistentes: são capazes de suportar até 2 quilos de peso enquando que um hard disk, aguenta somente 200 gramas.

SD4

2) O programa salvador

O cartão de memória SD encontra-se tanto nas câmeras digitais quanto em smartphones. Para recuperar as fotos que você pensou estarem perdidas para sempre, será suficiente usar o seu computador, independentemente do sistema operacional que estiver instalado: não importa se você tem Windows, Linux ou Mac, você só precisa baixar um programa que se parece mais com uma plataforma capaz de adaptar-se à múltiplas realidades.

Se chama PhotoREC e é um software que pode ser baixado gratuitamente. Serão suficientes poucos minutos para instalar e tudo que você precisa fazer está explicado passo a passo no próprio software: siga as instruções para saber que tipo de formatação o seu cartão SD precisa. Algumas dicas para iniciar: a primeira coisa que você precisa fazer é clicar na escrita File Formats, para selecionar o formato das suas imagens (geralmente são Raw, Png ou Jpg). Em seguida, selecione Browse e clique na pasta onde você pretende copiar os arquivos eliminados.

SD5

1) O aplicativo para MicroSD

Se, ao contrário, este problema ocorrer com uma microSD (o que é muito provável se você possui um smartphone ou um tablet fabricados nos últimos anos) a única coisa que você precisa fazer é baixar um aplicativo, também grátis, que se chama DickDigger. Este app está disponível na loja online GooglePlay e por isso, funciona somente com o sistema operativo Android. Depois de instalar o aplicativo, você deverá selecionar a microSD e proceder na recuperação dos arquivos excluídos por engano.

Você achou o nosso artigo interessante? Compartilhe no Facebook com os seus amigos, eles serão para sempre gratos!