Calcário: 8 métodos naturais para removê-lo definitivamente

09/04/2019 - 10:39 7079 Views

Entre todas as incrustações de casa, certamente as de calcário estão entre as mais difíceis. Não tanto pelo fato de ter que limpa-las, mas sim porque se formam muito rapidamente, especialmente se o lugar onde você vive possui “água dura” — ou seja, com muitos sedimentos dentro. (É a quantidade principalmente de cálcio e magnésio, que determina a dureza da água)

Os metais de casa (inox e alumínio), serão sempre opacos e cheios de manchas e o pior é que com o tempo o calcário pode manchá-los para sempre, fazendo-os perder o brilho e deixando uma camada opaca permanente.

E o quê precisamos fazer para removê-lo? Se você não quer recorrer a produtos químicos específicos (seja por razões econômicas, que de saúde ou ecológicas) você pode tentar seguir estas dicas para fazer sozinho um anti-calcário natural. Lembre-se que os produtos específicos para a limpeza, por menos que sejam agressivos, se usados com muita frequência, podem estragar as superfícies de metal e os esmaltes.

A solução existe e é muito simples de ser colocada em prática. Você está prestes a descobrir os 8 segredos para eliminar o calcário dos metais e tê-los sempre limpos e brilhantes >>

1) O vinagre, líquido milagroso

O vinagre é conhecido por ter 1001 utilidades, especialmente na limpeza da casa. Que seja de álcool, de maçã ou de vinho, é um verdadeiro milagre líquido. O que o deixa ainda mais interessante é o fato de que é realmente muito barato. Neste caso você precisará de vinagre de vinho branco: simplesmente espalhe o vinagre na superfície que você precisa limpar, deixe agir por alguns minutos, em seguida seque com um pano de algodão limpo. As manchas de calcário vão desaparecer magicamente e as suas superfícies e utensílios de metal ficarão brilhantes e higienizadas.

2) Vinagre e sal

Ok, você já tentou usar o vinagre, mas as manchas de calcário são resistentes e não querem ir embora? Prepare uma mistura de vinagre, água e uma pitada de sal. Aqueça esta mistura até a começar a levantar fervura: isto fará com que a mistura continue agindo por 12 horas consecutivas. Coloque a solução sobre a superfície que você quer limpar, não esquecendo que você pode usá-la para limpar panelas e chaleiras elétricas: desta maneira você pode ficar tranquilo, pois não irá estragar esses utensílios que entram em contato com o que comemos e bebemos.

3) Bicarbonato de sódio

A única coisa que você precisa fazer é pegar um borrifador e enchê-lo com água quente e bicarbonato. Esta é uma ótima solução para borrifar sobre qualquer superfície, principalmente o alumínio e o aço inox. Você vai deixá-los brilhantes e higienizados, prevenindo a formação das manchas de calcário. É só borrifar, deixar agir por 10 minutos, enxaguar com um pano limpo e pronto! A vantagem de usar produtos deste tipo não é somente ter um bom resultado, gastando pouco, mas também limpar a casa de modo ecológico e amigo do meio ambiente.

4) Ácido cítrico e água

Esta variante é indicada para os depósitos de calcário na máquina de lavar roupas e máquina de lavar louças. Dissolva 250g de ácido cítrico em 1 litro de água. Coloque a mistura diretamente no tambor da máquina de lavar, que deve estar vazio, e faça uma lavagem completa. Repita a operação 1 vez a cada 2 meses.

5) Bicarbonato de sódio, vinagre e limão

Com esta solução a união faz a força! Misturar o vinagre, o bicarbonato de sódio e o limão vai resultar em uma poderosa solução capaz de eliminar as manchas mais complicadas.

Comece aplicando o limão diretamente sobre a superfície que você quer limpar, por aproximadamente dez minutos. Em seguida, coloque um pouco de vinagre quente e bicarbonato de sódio em uma esponja e esfregue. Prepare-se para o brilho!

6) Ácido cítrico

O ácido cítrico é um eficaz removedor de calcário para as suas superfícies de aço inox, alumínio, louças sanitárias, azulejos. (Não use sobre o mármore, madeira ou pedra, pois estes materiais são sensíveis aos ácidos e podem manchar) Você vai precisar de um borrifador onde colocará 1 litro de água e 150 gramas de ácido cítrico. Esta é uma solução com 15% de ácido, eficaz contra as incrustações de calcário, que se formam nos azulejos, no vaso, pia, torneiras. Depois de borrifar a solução, deixe agir por 15 minutos e em seguida enxague.

7) Pasta de dentes

Muitos não sabem, mas a pasta de dentes é um ótimo remédio contra o calcário, principalmente aquele que se acumula no ferro de passar roupas. Se você tem pressa e não quer comprar um produto específico, espalhe um pouco de pasta de dentes na parte metálica do ferro e esfregue delicadamente, até que os resíduos desapareçam. Em seguida passe um pano ou uma esponja para polir bem. Vai ficar como novo!

8) Azeite de oliva

Sim, você leu certo, outro ótimo método de limpeza é o azeite de oliva. Delicado e nutritivo para o aço inox, o fará brilhar como nunca. Você deve fazer assim: coloque 2 colheres de azeite em um pano limpo e o esfregue sobre toda a superfície a ser tratada, só com isso você vai ver a incrustação sair. Em seguida para remover o azeite, com outro pano limpo e seco, passe em toda a superfície, previamente tratada. Os resultados serão surpreendentes e vão durar bastante, graças a ação impermeável do azeite.

Você gostou do artigo? Compartilhe com os seus amigos no Facebook!