Calcário: 4 métodos naturais para removê-lo definitivamente

13/02/2018 - 10:39 5549 Views

Quando falamos de tarefas domésticas, principalmente para quem mora nas zonas litorâneas do nosso imenso país, o calcário termina arquivado na pasta “inimigo público”. Além dos danos estéticos, na verdade, ele pode comprometer até mesmo os eletrodomésticos que funcionam com o utilizo da água. Depois de ler este artigo, no entanto, você terá no seu arsenal armas a mais para combater contra o odiado calcário (e fazer com que ele demore mais tempo para reaparecer).

Antes que você pense sobre os melhores remédios, precisamos entender exatamente o que é o calcário e como ele age: sendo ele uma rocha do tipo sedimentar, na sua maioria composta de carbonato de cálcio, o calcário pode se acumular facilmente na base das torneiras, nas pias, no box e chuveiro, e em todas as superfícies que estão em contato com a água.

E o quê precisamos fazer para removê-lo?

Se você não quer recorrer a produtos químicos específicos – seja por razões econômicas, que de saúde (ou ecológicas!) – você pode tentar seguir estas dicas para conseguir realizar sozinho um anti-calcário natural. Existem quatro métodos. Vamos começar com o primeiro >>

4) Vinagre e sal

Se pensamos que é aconselhado beber meio copo de vinagre a cada manhã, para limpar o estômago, imagina com que delicadeza atuará sobre as suas superfícies. Prepare uma mistura de vinagre, água e uma pitada de sal. Aqueça a mistura quase ao ponto de ebulição: isso serve para garantir que o mix continue a agir por 12 horas consecutivas.

Despeje tudo sobre as superfícies do seu interesse, em particular, você pode usá-la para limpar panelas e chaleira elétrica: você estará mais seguro assim para não danificar seus instrumentos que entram em contato direto com os alimentos que você ingere.

3) Bicarbonato de sódio

Neste caso você irá obter uma solução muito parecida com a precedente, mas com uma consistência um pouquinho diferente, basta misturar água e bicarbonato de sódio. O bicarbonato é um anti-calcário muito potente, além de ser natural. Porém, desta vez a aplicação é um pouquinho diferente: a mistura deve ser feita diretamente sobre as superfícies incrustadas e você deverá esfregar com a ajuda de uma esponja, até que toda a crosta vá embora. As suas superfícies ficarão como novas e isso vai levar aproximadamente 10 minutinhos.

2) Bicarbonato de sódio, vinagre e limão

Com esta solução unimos nossas forças, é muito apropriada! Misture o vinagre, o bicarbonato de sódio e o limão. Essa poderosa mistura lhe permitirá de eliminar as mais complicadas manchas a marcas.

Comece aplicando na área afetada, por aproximadamente dez minutos, o limão. Depois banhe a esponja com vinagre quente e pulverize um pouco de bicarbonato de sódio, esfregue bem a superficie (anteriormente banhada com limão).

1) Limão e água

Esta variante é indicada para os depósitos de calcário na máquina de lavar roupas e máquina de lavar louças. O composto é uma mistura de ácido cítrico e água: 3 colheres de sopa do primeiro ingrediente e meio litro do segundo. Despeje tudo no dispenser para o sabão e deixe agir. Só leva alguns minutos para deixar o seu eletrodoméstico novo em folha!

Você gostou do artigo? Compartilhe com os seus amigos no Facebook!