Café: 6 razões pelas quais ele não fica tão bom como gostaríamos

04/04/2017 - 12:25 7240 Views

Para começar o dia bem, o café da manhã é o ponto de partida. Presente em quase todas as despensas, o café é definitivamente uma das bebidas mais amadas.

A sua preparação é uma arte e infelizmente, um mistério para muitos. Cada um tem sua maneira de preparar, há quem diga que a água não deve estar fervendo no momento de coar, há também quem defenda, que café bom mesmo é aquele coado na meia. Vários são os modos de preparação e truques.

De qualquer forma para preparar um bom café é sempre aconselhável lavar a cafeteira entre uma preparação e o outra, e usar o pó que mais lhe agrade.

Muitos paladares e cafés diferentes, mas o sabor é apenas uma questão de tomar algumas precauções. No artigo vamos mostrar como preparar uma deliciosa bebida para agradar seus convidados, sem errar nenhuma etapa.

Vamos descobrir quais os 6 motivos do seu café não ficar bom >>

6) Café em grãos

Se você costuma comprar café em grãos, você terá que prestar muita atenção durante o processo de moagem. Quando se prepara o café assim, convenhamos, ele fica com um toque muito mais romântico. Mas preste atenção onde você vai manter os grãos antes de moer. Na verdade, ao contrário do pó, o café em grãos oxida facilmente. Então guarde os grãos em um recipiente bem fechado e coloque-os em um lugar seco. Se mesmo no inverno a casa é muito quente, é aconselhável deixar o café na geladeira, assim irá preservar a qualidade por mais tempo. Para um sabor mais doce e delicado, escolha uma tostagem média.

Progetto-senza-titolo18-6

5) Atenção com o pó de café

Você tem certeza que conservou bem o seu pó de café? Lembre-se sempre que o café deve ser mantido longe de outros alimentos, por isso se você armazená-lo na geladeira, preste muita atenção à esse detalhe. Na verdade, para manter o sabor da mistura do pó por mais tempo, é importante que você tire o café da embalagem e passe para um saco com fecho hermético. Às vezes, porém, o problema é a própria mistura. As moídas muito finas tentem a oxidar e a perder corpo mais rapidamente, sendo assim opte por um pó não muito fino.

Café

4) A água correta

Pode parecer algo banal, mas qualquer sabor não tão agradável no café pode ser devido a água usada para prepará-lo. Se você está convencido de que a mistura era boa, preste atenção a água. Por exemplo, a falta de pressão nos tubos do encanamento ou uma acumulação excessiva de calcário, pode ser a causa do gosto ruim do café. Em geral, prepare o café com a água que você bebe: Se você filtra a água da torneira para beber, filtre também para preparar o seu café.

Gastronomia-segredos-Passar-cafe

 

3) Limpeza profunda

Primeiro, o seu coador de pano, a cafeteira americana e a garrafa térmica, nunca devem ser lavados com nenhum tipo de detergente. O coador deve ser lavado apenas com água, e para uma melhor conservação, guarde-o em um recipiente com água e tampando na geladeira, é recomendável a troca do coador de pano uma vez por mês. Com a térmica e a cafeteira americana não é diferente, você deverá lavá-las sempre usando apenas água, e uma vez na semana, para tirar odor e manchas, deixe a parte interna de molho com água e duas colheres de sopa de bicarbonato.

Café (1)

2) Não tenha pressa

Lembrete: Caso você tenha o hábito de usar uma moka italiana para o preparo do seu café, se atente a alguns detalhes.

A moka é uma cafeteira à pressão, ela côa o café por meio de vapor de água, portanto vale a atenção na hora de preparar seu café usando esse invento incrível de Alfonso Bialetti.

Bem, cá entre nós não custa nada se dedicar mais um minuto para fazer um bom café. Então, quando usar sua moka, lembre-se sempre de não encher até a borda da cafeteira, atente-se ao limite da válvula, e jamais use o fogo alto. Pois o grande truque é trazer para fora a mistura lentamente, portanto, fogo baixo é imprescindível. O café surgirá devagar e com ele a espuma típica de um bom café.

Progetto-senza-titolo21-2

1) Mexer sempre

Será que depois do processo estar completo o café já está pronto pra beber? Não! Deixe o café descansando por alguns segundos, e em seguida mexa usando uma colher, desta forma você irá tornar o sabor perfeito, misturando a parte mais densa com a de menor intensidade. Agora sim seu cafézinho está deliciosamente pronto.

Café (2)

Você gostou do artigo? Compartilhe com os seus amigos no Facebook!