Batatas: as 7 maiores propriedades benéficas

04/05/2018 - 1:54 593 Views

Frita, assada, cozida, em forma de purê de batatas, nhoque, croquete ou tortas salgadas. As batatas são um dos alimentos mais amados e versáteis do mundo, e apreciadas tanto por crianças como por adultos.

Pertencente à família Solanaceae, o tubérculo de batata é cultivado há séculos e suas origens apontam ser de 3000 aC. É originária da Cordilheira dos Andes e foi levada para várias partes do mundo pelos colonizadores europeus.  

As batatas são muito utilizadas por suas propriedades nutricionais e curativas. No mercado podemos encontrar diversos tipos de batatas: inglesa, baroa, yacon, baraka, asterix e doce. 

Ao contrário de outros alimentos vegetais, elas devem sempre ser cozidas para quebrar os amidos, além de tudo a batata, também pode ser cozida no microondas, sem comprometer o seu valor nutricional.

Pode-se dizer que comer batatas com certa regularidade é bom para a saúde, então vamos descobrir os 7 maiores benefícios que elas proporcionam para nosso corpo>>

1) Auxilia na perda peso

Parece absurdo, mas é verdade, as batatas ajudam a perder peso. Elas transmitem uma forte sensação de saciedade, o que acaba por controlar a fome, consequentemente, a perder peso. Claro, desde que você não exagere. Por serem ricas em carboidratos complexos, elas também são indicadas para aqueles que sofrem de diabetes. Antes de serem absorvidos pelo corpo, os carboidratos complexos são decompostos em açúcares simples, e circulam gradualmente, facilitando e controlando a ação do açúcar no sangue.

2)  Neutralizam a retenção de líquidos

O alto teor de potássio das batatas também é muito útil para outra finalidade, a de neutralizar a retenção de líquidos, um problema que a maioria das mulheres sofre. As batatas atuam ajudando o corpo a eliminar o excesso de água, responsável pelas “imperfeições” femininas mais comuns, como a celulite e as estrias.

3) Aliviam a gastrite

Uma vez que muitas propriedades curativas estão contidas na casca, é aconselhável cozinhá-las inteiras, sem descascá-las. Mas as propriedades benéficas deste tubérculo não estão limitadas à casca, mas também se estendem ao seu suco. Ao contrastar com os sucos gástricos, o leite das batatas pode oferecer uma grande ajuda em caso de gastrite e dores de estômago.

4) Auxiliam na luta contra a hipertensão

Batatas são conhecidas por suas inúmeras propriedades benéficas. Estes tubérculos que são populares em todo o mundo, contêm proteínas, fibras alimentares, vitaminas e minerais que podem beneficiar todo o organismo. O potássio, em particular, é o elemento químico que pode oferecer uma grande ajuda para aqueles que sofrem de hipertensão.

5) Purificam

As batatas também possuem excelentes efeitos purificantes. A água contida neste alimento, é realmente capaz de purificar o intestino e eliminar toxinas do corpo. O consumo regular de batatas cozidas, assadas ou na forma de purê, é portanto, particularmente recomendado para aqueles que freqüentemente sofrem de problemas intestinais e digestivos.

6) Neutralizam os radicais livres

As batatas também são ricas em vitamina C, o que ajuda a neutralizar os danos causados pelos radicais livres. Com o passar dos anos, estas moléculas nocivas para o corpo tendem a acumular-se realizando uma poderosa ação oxidante, prejudicial para quase todas as células do organismo. Os radicais livres também são responsáveis pelo envelhecimento prematuro.

7) Previnem os tumores

A ação benéfica das batatas também é encontrada na prevenção de tumores. As substâncias contidas na casca, como a caconina e a solanina, são de fato capazes de bloquear o crescimento de células cancerígenas, especialmente as do fígado, estômago e cólon. Para desfrutar plenamente de suas propriedades, é melhor cozinhá-las inteiras e reutilizar a água de cozimento para o preparo de sopas e caldos.

Gostou desse artigo? Então compartilhe com seus amigos no Facebook!