Babosa: como cultivá-la em casa

23/04/2019 - 10:41 803 Views

A cada dia descobre-se novos benefícios dessa extraordinária planta, que é super fácil de cultivar. A babosa é uma aliada natural contra diversos tipos de mau estar físico. É rica em vitaminas, sais minerais e aminoácidos: contêm vitaminas do grupo B, taninos, óleos e ácidos graxos.

O gel de babosa é capaz de regenerar as células da pele e por isso é muito indicado em caso de queimaduras. Também traz ótimos resultados em casos de prisão de ventre e mantêm a pele hidratada.

Os benefícios da babosa são inúmeros: é um antioxidante, anti-inflamatório e analgésico, purifica e desintoxica o corpo, tem propriedades laxantes, é um anti-vírus e anti-bacteriano, ajuda a cicatrizar e formar novos tecidos e é um protetor gastrointestinal.

Se todas essas qualidades não bastam para plantar a babosa em casa, saiba ainda que essa planta limpa o ar da sua casa, absorvendo os poluentes do mesmo. Nós não nos damos conta, mas toda vez que usamos perfumes e produtos de limpeza, liberamos benzeno e outros poluentes no ar doméstico. E a babosa é capaz de absorvê-los e eliminá-los!

Vamos ver agora, passo a passo, como plantar e manter uma planta de babosa em casa >>

1) Onde plantar e como regar

Por ser uma planta suculenta, a babosa não requer muita água e é capaz de suportar longos períodos de seca: é suficiente dar água uma ou duas vezes por semana, sem encharcá-la. No entanto, é importante prestar atenção ao local onde você vai plantá-la. A babosa adora ficar no sol e receber luz. O conselho é colocá-la onde esta receberá luz natural durante grande parte do dia. Se você der muita água as folhas irão ficar marrons, isso acontece muitas vezes quando se cultiva a babosa em vaso e a planta recebe pouca luz e muita água.

 

2) Tipo de água

Não temos somente que prestar atenção na quantidade de água que usamos para regar a planta de babosa, mas também ao tipo de água. O excesso de calcário ou cloro podem danificá-la em modo sério, comprometendo a sua duração, portanto é sempre melhor usar água que contenha baixas concentrações dessas substâncias. Você pode fazer como minha avó e usar a água da chuva, ou em alternativa, a água da torneira deixada em repouso por alguns dias em uma garrafa. Desta forma, os sedimentos de pedra calcária se depositarão no fundo e a água poderá ser usada tranquilamente para regar a planta.

 

3) A terra

A escolha da terra na qual plantar a babosa é tão importante quanto o clima e o tipo de água que você irá usar para regar. Para este tipo de planta, é aconselhável usar um solo humífero (também conhecido como terra preta), mas que seja desprovido de matéria orgânica não decomposta. É possível fazê-lo em casa, misturando areia e terra em uma proporção de 1 para 3, ou seja, 1 parte de areia para 3 partes de terra. Desta forma, o solo consegue fazer uma boa drenagem sem permitir a estagnação da água.

 

4) Técnicas de cultivação

É muito importante lembrar de ir arrancando as folhas secas da planta conforme essas forem aparecendo. Se você não fizer isso, a babosa corre o risco de apodrecer ou pior, de contrair fungos e se tornar um receptáculo de parasitas.

5) A reprodução por estaquia

É o modo mais simples para a reprodução da babosa. A um certo ponto você irá notar que nasceram mudas (filhos) na sua babosa. Retire as mudas da planta mãe quando estas tiverem uma dimensão entre 7 e 10 cm. Certifique-se de preservar as raízes! Deixe as mudas na sombra por algumas horas e em seguida plante. Dê pouca água.

6) Como manter as plantas

Se você plantou a babosa em um vaso, dentro de um apartamento, você só precisa mudá-la de lugar conforme o período do ano, para que esta receba mais ou menos luz. Se você plantá-la no jardim, você deverá prestar atenção na temperatura e regular a irrigação. Não esqueça de deixar espaço entre as plantas, se for plantar mais de uma muda e quando a babosa estiver madura, você pode começar a utilizar as folhas, começando daquelas mais externas e cortando-as rente a base da planta.

7) Se a babosa ficar doente, como resolver

Para manter a sua babosa longe dos fungos, é preciso deixar o solo e a planta secos e evitar exagerar na quantidade de água. É possível proteger a planta de parasitas utilizando pesticidas naturais, melhor ainda se forem orgânicos. Se as folhas ficarem finas e curvadas, significa que precisam de mais água. Se as folhas ficarem moles e marrons, você está exagerando na quantidade de água.

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe com os seus amigos!