Azeite de oliva: 8 usos alternativos naturais e surpreendentes

24/03/2017 - 1:39 12748 Views

O azeite de oliva é um alimento básico na dieta mediterrânea. Ele é o complemento perfeito para temperar uma bela salada, ou agregar sabor à um lanche rápido e saudável na hora do almoço.

Mas o azeite de oliva não é apenas um ótimo alimento e usá-lo apenas com esse fim é um verdadeiro desperdício. Sabe-se por exemplo que o azeite de oliva possui propriedades emolientes e hidratantes para a pele muito seca e com manchas rosadas, inclusive é muito usado como ingrediente na composição de hidratantes naturais.

Muitos já usaram esse ingrediente de forma alternativa, mas certamente neste artigo você vai novamente se deparar com seus benefícios inovadores e econômicos.

Você já pensou em usar esse azeite em uma porta que está rangendo, para lustrar um móvel de madeira, ou mesmo usá-lo como um demaquilante? Veja como fazer tudo isso em algumas etapas fáceis e com apenas um ingrediente, que com certeza temos em nossa despensa.

Vamos ver a seguir 8 maneiras alternativas de usar o azeite de oliva>>

8) Remover tinta do corpo

Você acabou de tirar um tempo para renovar a pintura da casa ou dos móveis?

Os amantes de DIY frequentemente se deparam com manchas de tinta nas mãos e cabelos, que muitas vezes não são simples de remover apenas com água e sabão. Para evitar a remoção com a utilização de solventes  químicos, que são muito agressivos para a pele, você pode usar o azeite! É só passar nas manchas um algodão embebido de azeite de oliva que tudo sairá rapidinho.

Progetto-senza-titolo11

 

7) Lustrar os móveis

O pó sobre a mobília é realmente muito irritante e se você deixa as janelas abertas o depósito de pó aumenta ainda mais. Como alternativa para não usar produtos químicos que fazem mal ao meio ambiente e à nós, podemos usar o azeite de oliva, que é uma ótima opção para polir seus móveis de madeira. Prepare uma solução que leva: óleo essencial de limão, vinagre branco, água e o nosso querido azeite de oliva usado injustamente apenas na comida. Essa misturinha caseira vai sumir com os depósitos de pó em uma única passada.

Progetto-senza-titolo

 

6) Acaba com o ranger das portas

Outra boa solução é usar o azeite para eliminar o rangido irritante de uma dobradiça de porta. No comércio você encontra várias marcas de lubrificantes feitos de petróleo que são altamente tóxicos. Então, para evitar que a sua casa fique impregnada dessa substância, você pode acabar com esse rangido ensurdecedor usando uma pequena quantidade de azeite de oliva sobre um pano e passando diretamente nas dobradiças.

Progetto-senza-titolo13

 

5) Limpar as ferramentas

Os amantes de jardinagem precisam ter muito cuidado para manter sempre limpas suas ferramentas de uso doméstico. Embora seja recomendado limpar as ferramentas usando óleos derivados do petróleo, lembre-se que esta substância pode entrar em contato com as flores e com a terra e isso pode prejudicar a saúde de suas plantas. Este perigo pode ser totalmente eliminado fazendo a limpeza com azeite de oliva, assim as ferramentas estarão também protegidas contra a ferrugem.

Progetto-senza-titolo9

 

4) Apropriado para gatos

Geralmente os gatos vivem lambendo os pelos, essa é a forma que eles tem de se limpar, mas isso pode criar problemas para o intestino dos nossos amados felinos. Neste caso, o azeite é útil para lubrificar os intestinos desses animaizinhos domésticos. Basta misturar uma colher de sopa de azeite de oliva em sua porção diária de comida, isso será uma valiosa ajuda para a digestão de seu gato. Além de evitar montanhas de bolas de pelos pela casa.

Progetto-senza-titolo15

 

3) Demaquilante caseiro

A área dos olhos é a região mais delicada do rosto, e geralmente os removedores de maquiagem contêm alguns agentes químicos e agressivos, por serem mal adaptados para peles sensíveis. Então, se você não tem certeza do produto que você vai usar ou quer se assegurar de estar usando um removedor natural de maquiagem, misture duas gotas de azeite e passe diretamente sobre os olhos com um chumaço de algodão.

Progetto-senza-titolo16

 

2) Hidratante natural

Tanto a pele facial do homem quanto a da mulher, deve ser diariamente cuidada com alguns gestos simples para prevenir o envelhecimento. Por exemplo, após o barbear habitual do rosto de um homem, o último passo para remover todos os vestígios de estresse do rosto e restaurar o equilíbrio normal de óleo da pele, é a hidratação. E apenas 4 gotas de azeite de oliva irão substituir o hidratante normal.

Progetto-senza-titolo17

 

1) Higiênizador de ouvido

Vários estudos demonstraram que o azeite de oliva é muito útil para dissolver os tampões de cera da parte interna dos ouvidos. Para auxiliar a fuga de cera, aplique o azeite quente no interior da cavidade, isso dispensará a utilização de cones inflamáveis e perigosos.

Progetto-senza-titolo18