Ansiedade: como combatê-la com 5 remédios naturais

06/05/2018 - 7:32 3578 Views

A ansiedade é uma emoção “desagradável”, caracterizada por um sentimento de preocupação e medo, que passa a ficar fora de controle, e pode afetar qualquer pessoa, sem distinção. Quando o estado de agitação do indivíduo é particularmente intenso, ele acaba se tornando patológico, afetando inclusive as percepções de espaço e sentidos, como o olfato.

De certa forma, a ansiedade pode derivar  de uma subestimação das próprias capacidades diante de situações problemáticas. Ao mesmo tempo que se tem uma superestimação das dificuldades, dando à elas mais peso do que de fato elas tem, a pessoa tem a sensação de não ser capaz de enfrentá-las.

Felizmente, você pode combater a ansiedade ou pelo menos, reduzir a sua intensidade sem necessariamente precisar de medicamentos ou do atendimento de um especialista.

Na realidade, existem remédios naturais que podem melhorar significativamente o estado emocional de uma pessoa que está vivendo um período de intensa ansiedade. Mas no início deve-se deixar claro que a ansiedade é multifacetada, e seus sintomas podem ser variados de pessoa para pessoa. Algumas sentem respiração e batimentos cardíacos acelerados, boca seca, náuseas, diarréia, insônia, dificuldade de concentração e aprendizagem.

Quando a ansiedade se manifesta pode prejudicar seriamente os recursos físicos e cognitivos do indivíduo, e por esta razão, é importante intervir  o mais depressa possível, colocando pequenos hábitos em prática. Vamos descobrir juntos quais são eles>>

1) Respiração adequada

Para recuperar a calma e promover o relaxamento, trazendo os níveis de estresse e ansiedade de volta ao normal, a chamada respiração “consciente” é necessária. Para este fim, é aconselhável que durante a fase de inspiração, se encha primeiro o diafragma e em seguida o peito, e de fazer o contrário durante a expiração. Ao mesmo tempo, é necessário estar bastante concentrado no que está sendo feito, de modo a neutralizar a ansiedade e as principais manifestações somáticas. Esse é um truque simples mas imensamente eficaz, repita por pelo menos 1o vezes.

2) Banho de magnésio

O magnésio é um sal mineral que pode trazer benefícios importantes para o corpo, ele auxilia no combate aos distúrbios do sono, acalma dores nas articulações e promove o relaxamento, exatamente por esse ultimo motivo, o magnésio é aconselhável para realizar um agradável banho morno. Mas para esse efeito relaxante, é necessário dissolver 100 gramas de pó de sulfato de magnésio em água quente, e se desejado, também pode adicionar óleos essenciais para tornar o banho ainda mais relaxante.

3) Chá de erva passiflora

A Passiflora é uma planta medicinal que produz um efeito calmante efetivo sobre o corpo, ajudando a reduzir até mesmo as manifestações somáticas relacionadas ao estado ansioso. Não é por acaso que é amplamente utilizado em fitoterapia para combater os problemas do sistema nervoso central. Para preparar o chá, recomendamos a infusão de duas colheres de chá de flor de maracujá seco, em uma xícara de água fervente, durante pelo menos quinze minutos. Saiba que esta planta seca está facilmente disponível em qualquer farmácia de produtos naturais.

4) Florais de Bach

Os florais de Bach são essências florais que podem fornecer um suporte muito eficaz para lidar melhor com as situações de ansiedade, possibilitando a recuperação do equilíbrio e da serenidade perdida. Embora esse remédio não envolva efeitos colaterais, é aconselhável não prolongar o seu uso durante muito tempo, mas recorrer a ele em caso de crise aguda de ansiedade. As flores de Bach, em forma de gotas, devem ser derramadas em um copo de água, que deve ser bebido lentamente. Elas também podem ser tomadas com segurança por mulheres grávidas e crianças.

5) Terapia com argila vermelha

Foi demonstrado que existe uma correlação entre os distúrbios do sistema digestivo e a esfera nervosa do indivíduo. O procedimento com a argila sobre o abdômen, pode ser útil para eliminar ambos os desconfortos. A argila vermelha é uma substância anti-inflamatória, que reequilibra o organismo e é capaz de despertar o potencial energético do corpo. Dissolva 1 colher de sopa de argila em 1 colher de sopa de água, aplique na barriga, e deixe por cerca de trinta minutos. Para facilitar a remoção é aconselhável retirar a argila no chuveiro com água morna.

Gostou desse artigo? Então compartilhe com seus amigos no Facebook!