3 receitas para preparar amaciante de roupas caseiro

22/02/2018 - 11:48 5748 Views

Quanto é agradável abrir os armários e sentir o cheiro gostoso da roupa lavada e limpa! Às vezes, uma simples lavagem não é o suficiente para deixar o perfume desejado, então, geralmente adicionamos um pouco de amaciante.

Você já deve ter percebido que as propagandas deste produto são cada vez mais frequentes durante um programa de televisão e outro. Mas nem todo mundo sabe que os amaciantes de roupas são um verdadeiro perigo para o homem e principalmente para o meio ambiente.

Na verdade, este produto contêm substâncias tóxicas e são potencialmente cancerígenas para nossa pele. Por isso seria bom não usá-lo sempre, e acima de tudo, é muito importante não usá-lo para amaciar as roupas das crianças.

Então, uma solução alternativa para ter roupas sempre macias e perfumadas é preparar um amaciante de roupas caseiro com ingredientes que você pode encontrar na sua casa.

Descubra a seguir, 3 receitas naturais e não tóxicas para preparar o seu próprio amaciante de roupas >>

3) Vinagre de maçã e bicarbonato de sódio

Fazer um amaciante totalmente ecológico em casa vai ser realmente simples e econômico. Além disso, você não precisa usar sempre as mesmas fragrâncias que geralmente encontra no supermercado, porque você também pode criar as que mais gosta. Você vai precisar: de vinagre de maçã, de bicarbonato de sódio, de água e algumas gotas de óleo essencial. Antes de prosseguir, aqueça 200 ml de água e despeje todo o conteúdo em uma bacia. Misture os ingredientes restantes nas seguintes proporções: 800 ml de vinagre de maçã, 100 gramas de bicarbonato de sódio e 3-4 gotas de óleo perfumado.

Uma vez preparado o amaciante você pode usá-lo adicionando até 4 colheres da solução nas roupas. Para preservar a fragrância, é melhor guardar o líquido em um frasco hermético.

2) Ácido cítrico

Depois do vinagre, outra solução prática para deixar suas roupas limpas e macias é o ácido cítrico. Neste caso você vai precisar, além dele, de água destilada e do óleos essencial (de sua preferência). Adicionando 200 ml de ácido cítrico em 2 litros de água destilada você irá obter um amaciante perfeito que irá desinfetar todas as roupas. Ainda mais, adicionando na solução algumas gotas de óleo perfumado, você melhora a sua ação germicida.

1) Condicionador de cabelos e vinagre

Esta não é uma solução completamente natural, mas vale a pena experimentar se você não gostou 100% das receitas anteriores. Misture 750 ml de vinagre branco, 500 ml de condicionador e 1,5 l de água quente em um balde e mexa bem. Dica: você pode comprar um condicionador bem baratinho que tenha um cheirinho bom. Como não é pro cabelo, qualquer um serve.

 

Se você gostou do artigo compartilhe com suas amigas no Facebook!