Almôndegas de forno: uma receita light e deliciosa

29/08/2017 - 7:58 16759 Views

As almôndegas são sempre uma boa opção de prato a ser considerado em qualquer mesa que se preze. Elas podem ser preparadas de várias maneiras e com diferentes ingredientes.

As mais comuns são feitas à base de carne, seja bovina ou suína. No entanto, existe ainda uma série de variantes. Atualmente, por exemplo, vem sendo cada vez mais comum as almôndegas de frango, que são mais leves e possuem um sabor ainda mais delicado. Sem falar nas almôndegas de peixe, que podem ser feitas com salmão, atum ou filé de merluza.

O fato é que independentemente do tipo escolhido, o objetivo principal vai ser sempre aquele de saborear almôndegas de dar água na boca. E se elas forem light, ainda melhor.

Mesmo sendo mais comum a sua versão frita ou ao molho, as almôndegas assadas podem surpreender os mais céticos que pensam que elas podem acabar ficando secas ao serem preparadas no forno.

Assim, para evitar isso basta ficar atento a simples truques que tornarão as almôndegas assadas macias e suculentas.

Descubra como preparar essa deliciosa receita >>

A massa ideal

Para fazer com que as almôndegas se tornem delicadas e macias, é necessário prestar muita atenção na preparação da massa. Dessa forma, a recomendação é a utilização de carne bovina moída. E para evitar que elas se tornem muito secas no forno, use pão de forma na preparação da massa.

Assim, para uma porção de quatro pessoas serão necessários: 350 g de carne bovina moída, 3 fatias de pão de forma, 1 copo de leite, 3 colheres de sopa de farinha de rosca, 1 ovo, 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado, 1 colher de sopa de salsinha picada, sal e pimenta a gosto.

Untitled-design-8

Modo de preparo

É muito fácil a realização da receita para a preparação das almôndegas de forno. Basta misturar todos os ingredientes em um recipiente com a ajuda de um garfo até que a massa fique bem homogênea. Um segredo no modo de preparo é o de iniciar misturando o pão de forma com o leite, criando assim um composto que vai ajudar na estruturação da massa. Feito isso, basta adicionar os demais ingredientes, além do sal e da pimenta a gosto.

Para tornar a massa ainda mais saborosa você também pode incluir um pouco de cebola picadinha.

preparato-polpette-1

No forno…

Depois de pronta, a massa para a preparação das almôndegas de forno deve ser colocada na geladeira. Enquanto isso, o forno deve ser preaquecido em temperatura alta (200º) e você já pode ir preparando uma assadeira que deve ser coberta com papel manteiga ou alumínio.

Em seguida, a massa deve ser retirada da geladeira e você já pode ir preparando as bolinhas de almôndegas, que devem ter uma dimensão média. Para melhor modelá-las, não esqueça de umedecer as mão com um pouco de água.

Assim que estiverem devidamente modeladas, envolva as bolinhas em um pouco de azeite e depois misture-as com a farinha de rosca.

Feito isso, coloque-as para assar no forno por 10 minutos. Logo após, gire com atenção e delicadeza as almôndegas por mais 10 minutos.

polpette-forno-1024x681

Se você gostou dessa receita, compartilhe-a com os seus amigos no Facebook!