10 alimentos que não devem ser conservados na geladeira

29/06/2018 - 8:04 5249 Views

 

Equivocadamente, acreditamos que todos os alimentos devam ser conservados na geladeira. Ao contrário, certos tipos de alimentos não devem absolutamente ser submetidos às baixas temperaturas para durarem mais.

Na verdade, descobriremos que a conservação na geladeira deve ser evitada no caso de muitos produtos, sobretudo para impedir que percam suas propriedades nutritivas e seu sabor.

Tem certeza que a geladeira é o lugar adequado para guardar cebolas, manjericão e pão? Será que não corremos o risco de atrapalhar o amadurecimento natural das frutas e verduras? Qual seria o melhor lugar para guardar o café e conservar o seu aroma típico?

Estas e outras pequenas dúvidas serão eliminadas facilmente graças à este guia, no qual serão listados todos os alimentos que devem estar bem longe das baixas temperaturas >>

1) Cebola

Para fazer um maravilhoso molho de tomates e deixar tantos outros pratos mais saborosos, a cebola é o ideal ingrediente; e para fazer com que ela dure bastante, por favor, não coloque-a na geladeira.

A cebola, em contato com o frio pode estragar ao invés de conservar-se. As baixas temperaturas podem amolecê-las, e até fazer com que mofem. Portanto, para fazê-las durarem por mais tempo é absolutamente necessário conserva-las em lugar seco e sobretudo longe da luz. A única exceção é para a cebola descascada e cortada. Neste caso você pode colocá-la dentro da geladeira naquela gaveta onde normalmente colocamos as verduras. Mas primeiro cubra-a bem com um plástico filme para que não causem odores desagradáveis.

2) Mel

O mel é um daqueIes alimentos que são indispensáveis em uma despensa de casa. Na verdade, além das suas numerosas propriedades benéficas, o mel pode substituir o açúcar ocasionalmente em receitas doces e em bebidas quentes. Mas para manter suas propriedades organolépticas (sabor, cor, textura, odor) é necessário mantê-lo longe das baixas temperaturas. Para conservar-lo corretamente é necessário mantê-lo bem fechado e longe de fontes de calor. Dessa forma, seu mel não vai estragar nunca.

3) Tomate

Provavelmente você vai ficar chocado ao saber que o tomate deve ser conservado longe da geladeira. Na verdade, a baixa temperatura além de alterar o sabor do tomate, reduz as suas propriedades benéficas ao nosso organismo. Conservando essa fruta (sim, tomate é uma fruta) na geladeira você está impedindo que ela amadureça corretamente e mantenha o seu sabor típico. Portanto, é aconselhável que você mantenha seus tomates numa fruteira longe do frio.

4) Açafrão

Com o alto preço do açafrão, não podemos correr o risco de estragá-lo. Para manter as suas propriedades inalteradas é aconselhável mantê-lo longe da geladeira e armazená-lo na despensa. Para manter seu perfume característico é bom mantê-lo dentro de um pote hermeticamente fechado.

5) Pão

Quando sobra pão em casa, é de bom tom não jogá-lo fora (mesmo que você dê três beijinhos antes de jogar). Tente conservá-lo de maneira correta para consumir quando necessário. Manter o pão dentro da geladeira só vai fazer com que ele fique impossível de ser consumido no dia seguinte. O melhor a fazer é envolvê-lo em plástico filme e congelar.

6) Bananas

Muita gente também se engana em relação à conservação das bananas. Para mantê-las sempre frescas não há necessidade de guardá-las na geladeira. A verdade é que o frio fará com que elas fiquem pretas sem que amadureçam direito. Então é aconselhável que você as coloque numa bela fruteira em temperatura ambiente.

7) Azeite

Como o mel, o azeite tem muitas propriedades que são facilmente alteráveis se submetidas à baixas temperaturas. É aconselhável mantê-lo em local fresco e sem umidade e não é necessário conservá-lo em geladeira. O óleo de oliva se conservado corretamente durará por muito tempo e manterá o seu sabor.

8) Café

O café também não precisa ser guardado na geladeira. Na realidade, dentro do refrigerador, ele pode perder todo seu aroma e absorver os cheiros de tudo o que está ali dentro. Portanto, depois de abrir a embalagem, é aconselhável que você coloque-o num pote de vidro ou cerâmica hermeticamente fechado.

9) Batatas

As batatas não devem absolutamente serem guardadas na geladeira. Elas ficariam verdes e com gosto nada agradável. Mantenha-as em lugar fresco e seco e de preferência longe de calor pois correm o risco de germinarem.

10) Manjericão

Para conservar bem o manjericão, a dica é a seguinte: Coloque o raminho dentro de um copo com água e mantenha fora da geladeira, pois assim como o café, essa erva absorve todos os odores da sua geladeira, além de estragar mais rapidamente com a temperatura baixa.

Se você gostou do nosso artigo, compartilhe com os seus amigos no Facebook!