Comida: 8 alimentos que praticamente nunca estragam

27/02/2019 - 9:09 5710 Views

A data de validade dos alimentos é sempre um tema que desperta grande interesse. Na verdade, se por lei você é obrigado a escrever até quando o alimento deve ser consumido, não é dito que essa data final realmente exista.

A natureza foi capaz de criar alimentos que praticamente não se alteram ao longo do tempo e que ainda são utilizados para a conservação de outros alimentos. O sal foi um excelente método de conservação durante muitos séculos e ainda hoje é usado como conservante em muitos países do mundo.

Estes e outros alimentos são inalteráveis e inatacáveis pelas bactérias que os tornariam perigosos. Por exemplo, no túmulo de um faraó, foi descoberto uma jarra de mel que, depois de 3.300 anos, ainda era comestível.

O mel, o chocolate e outras iguarias revelaram quase não ter uma data de validade. Até mesmo porque é essencial uma correta conservação para manter inalterados o sabor e as propriedades desses alimentos. Vamos descobrir juntos os 8 alimentos que não tem data de validade >>

1) Chocolate amargo

Gulosos de plantão, vocês sabiam que o chocolate amargo não tem data de validade? Apesar de que sujeito a mudanças de temperatura ele pode não manter o sabor original, o chocolate amargo, ao contrário do chocolate ao leite, pode durar até 2 anos. Esta característica é dada pelo processo a que a matéria prima é submetida. Na verdade, a temperagem, deixa o chocolate crocante e favorece a formação de cristais de manteiga que derreterão quando colocados na boca. Se por acaso se formar uma patina branca, por causa das mudanças térmicas, o chocolate não precisa ser jogado fora, mas os cristais que sofreram a transformação podem ter mudado de sabor e textura.

2) Sal

O sal sempre foi uma iguaria muito valiosa. De fato, além de temperar os pratos, nos séculos passados tinha a tarefa de conservar os alimentos. Isto é possível porque: o sal absorve a água do alimento fazendo com que ele fique menos apetitoso para as bactérias. Desta forma, uma espessa camada de sal grosso tem a função de proteção. Sem a presença de água nos alimentos, as bactérias não são capazes de se multiplicar e afetar a qualidade dos alimentos. Assim, o sal não tem data de validade e você pode usá-lo sem problemas mesmo após anos, tanto como alimento quanto na limpeza.

3) vinagre

O vinagre é considerado como o vinho que estragou e por esta razão é como se não tivesse uma data de vencimento. A conservação do vinagre é causada pelas bactérias Acetobacter. Estas, oxidando o etanol, impedem que outras bactérias se proliferem nas bebidas alcoólicas. Com o passar do tempo nenhuma das bactérias contidas podem prejudicar a saúde. Muitas vezes, no entanto, você pode notar mudanças na cor e no gosto de vinagre vermelho, mas o branco não sofre alguma variação.

4) Mel

Dentre as inúmeras propriedades deste alimento muito valioso, há também a de resistência ao longo do tempo. De fato, sendo um alimento com uma porcentagem muito baixa da água e um índice elevado de açúcar, é um alimento que é praticamente imune ao ataque das bactérias e por isso não estraga. Por lei, no entanto, é obrigatória a data de validade na embalagem do mel.

5) Arroz

O arroz também é um alimento muito resistente. De fato, se ele for armazenado em um lugar com uma temperatura baixa, cerca de 3 graus Celsius, e sem oxigênio, ele pode durar até 30 anos. No entanto, é importante saber que, é o arroz integral que expira primeiro. Isto é porque a casca fibrosa contém gorduras insaturadas. Fique atento no cheiro do arroz, se você notar que está alterado, significa que ele estragou e deve ser jogado fora.

6) Legumes e grãos

Os legumes e as sementes secas são alimentos que duram muito tempo. Esta propriedade é devido a ausência de água e a sua textura muito dura. Estas duas características os deixam imunes às bactérias e ao mofo. Mesmo depois de muitos anos, se mantidos em boas condições, eles ainda podem ser uma boa fonte de proteína.

7) Açúcar

Não só o sal tem a capacidade de absorver a água dos alimentos, o açúcar também é capaz de fazê-lo e não só de adoçar. Por esta razão, é usado para conservar os alimentos, como as compotas de frutas, e quase não tem uma data de validade.

8) Leite em pó

O leite em pó pode ser conservado por muito, muito tempo, se você mantê-lo bem fechado, protegido da luz e longe de fontes de calor, evitando assim que o mesmo seja exposto à temperaturas muito elevadas. O ideal é conservá-lo na embalagem original que geralmente é opaca e não permite a entrada da luz.

9) Molho de soja

Este excelente condimento também não tem praticamente data de validade. Na verdade, o molho de soja, já é fermentado como o vinagre e, contendo muito sal, é capaz de durar mais de 3 anos.

10) Liquores e destilados

Os liquores e as bebidas destiladas além de não se deteriorarem ainda melhoram com o tempo. Tudo isso acontece por causa da presença do álcool. Por isso, não se preocupe se na sua casa você tem guardada aquela garrafa de rum, whisky, tequila.

Se você gostou deste artigo, compartilhe no Facebook!