Alho: 6 usos alternativos que você não conhecia

26/10/2018 - 8:36 26469 Views

O Alho, é um alimento polêmico, uns amam e outros odeiam. Sua principal função na preparação das receitas é a de acrescentar mais sabor à comida, e assim ele acaba aparecendo sutilmente ou com forte presença em várias preparações. Em molhos, carnes variadas, no arroz e feijão do dia a dia, enfim o alho é um ingrediente muito utilizado na culinária brasileira.

Algumas pessoas não deixam de cozinhar com ele, enquanto outras, não podem nem mesmo sentir o cheiro. No entanto, existem muitos benefícios comprovados no uso do alho: as propriedades infinitas desta planta são incríveis e naturais. Porém, nem todos conhecem seus inúmeros benefícios, e o quão milagroso um dentinho dele pode ser para a nossa saúde física e mental.

É ótimo saber que temos um grande aliado em casa! E acima de tudo, descobrir para quê e como usá-lo. Como por exemplo, colocar um dente debaixo do travesseiro.

Vamos descobrir os 6 milagres do alho >>

1) Regulador de sono

Antes de descartá-lo da sua vida, pense mais uma vez e de uma chance. Você pode usá-lo para preparar uma bebida com base em 200 ml de leite, 1 dente de alho picado e 1 colher de sopa de mel. Junte o leite e o alho em uma panela e leve para ferver, quando a mistura estiver bem quente, retire do fogo e deixe descansar por alguns minutos, em seguida, adoce e beba. Recomenda-se tomar esta bebida pelo menos 30 minutos antes de deitar.latte-e-aglio

2) Combate gripe e resfriado

Durante o inverno é muito comum ficar doente e até mesmo chegar a ter febre, de qualquer forma tosse e resfriado, são um incômodo. Saiba que o alho é um remédio milenar, um verdadeiro antibiótico natural, e é por isso que é um grande aliado nestes casos. Você simplesmente precisa preparar uma infusão usando o alho; em uma xícara pique um dente e despeje água fervente, deixe-o em repouso por 5 minutos. Em seguida coe e adoce se quiser. Você vai precisar tomar este chá constantemente, por pelo menos uma semana, e logo estará novinho e folha.

tisana-allaglio

3) Um dente de alho debaixo do travesseiro

Se você está se perguntando como isso pode te ajudar, é agora que vai descobrir. O alho tem efeitos positivos não só quando é ingerido, mas também quando inalado. Isso porque seus compostos de enxofre são propagados no ar como odor. Uma vez que seu nariz se habituou com o cheiro forte do alho, você vai ver que não pode mais viver sem ele, caso você sofra de insônia. Além do mais, graças a sua inalação, você é capaz de aumentar a sua produtividade e energia durante o dia seguinte.

aglio-sotto-il-cuscino

4) Afrodisíaco natural

Sim, ao contrário do que você pode pensar, o alho faz parte da família de afrodisíacos naturais, como as ostras, morango, pimentão e chocolate. Esta função do alho é conhecida desde os tempos antigos, tanto que que Aristóteles já falava sobre ela. É aconselhável porém, em vez de cozinhá-lo, o uso dos extratos prontos, que podem ser encontrados em casas de produtos naturais. Pois assim evitamos qualquer odor desagradável na próxima etapa né?

aglio-afrodisiaco

5) Combate a acne

Os adolescentes ficarão felizes em saber, mas por causa de suas fortes propriedades antibióticas e desinfetantes, o alho é um excelente aliado na luta contra a acne. Isto porque o que faz com que as espinhas apareçam no rosto, é uma bactéria, conhecida como Propionibacterium acnes, que se abriga nos folículos sebáceos, e quando em excesso, o corpo começa a reagir contra através de um processo de inflamação. Usando o alho com perseverança, podemos ir direto ao ponto, e agir sobre a ação desta bactéria, limitando o progresso das espinhas. Basta esfregar um dente de alho à noite nas áreas afetadas.

aglio-anti-acne

6) Desinfetante natural

Você está em casa e acabou de se cortar na cozinhar? Ou foi arranhado por um gato? Qualquer que seja a razão pela qual você acabou se cortando, é importante que desinfete o ferimento imediatamente. E se você não tem água oxigenada em casa? Descasque um dente de alho e esfregue sobre o seu machucado. Se a ferida for pequena, depois que tiver sido desinfetada, você pode aplicar as cascas de alho sobre ela, pois além dele ser um excelente desinfetante, também possui um poder de cura. Mas lembre-se porém de não substituir as dicas naturais por cuidados médicos.

aglio-disinfettante

Gostou do artigo? Então compartilhe com seus amigos no Facebook!