A água do cozimento: 10 maneiras de reutilizá-la

25/03/2019 - 10:06 6904 Views

Você sabia que pode “reciclar” até mesmo a água do cozimento das massas, do arroz ou dos legumes? Poupar água é muito importante e um pouco de criatividade  pode fazer bem ao meio ambiente e ainda nos fazer economizar no bolso.

Independente da forma com que você vai usar ou o que vai preparar usando a água do cozimento, as dicas que temos pra dar, com certeza irão fazer com que você tenha grandes idéias a partir delas! Então coloque um recipiente embaixo do escorredor para colocar a água. E os passos seguintes, você que irá escolher, mas  podemos dar  uma mãozinha, com 10 dicas para reutilizá-la ao máximo.

Você sabia que a água do cozimento do arroz, por exemplo (atenção: é sempre melhor usar o integral ou orgânico, pois o branco é rico em amidos refinados) pode ser usada para hidratar os cabelos? É tradicionalmente utilizada na cultura asiática para obter um cabelo mais macio e tratado, e sem nenhum custo.

Vamos conhecer juntos outras utilidades da água de cozimento >>

1) Aumentar o molho

Pode acontecer de você “errar” na densidade do molho quando o prepara em casa. Quando você faz molho de carne moída, por exemplo, em que vai colocando água aos poucos, para não exagerar e deixar o molho muito líquido. Por isso, sempre que você for preparar um molho qualquer que seja, em vez de adicionar água, aproveite para adicionar a água que você usou para cozinhar verduras, massa, arroz. O molho vai ficar muito mais saudável e saboroso! E se essa água de cozimento estiver quente o seu molho irá ficar pronto mais rápido.

2) Pedilúvio para relaxar os pés

Se no fim do dia você se sente cansada, com os pés e corpo pesados, não há nada melhor do que um banho de pé relaxante. E você pode ter um usando a água de cozimento do macarrão, que é realmente perfeita. Isso porque os amidos e os sais minerais do cozimento da água tem um efeito refrescante e benéfico para sua pele. Para deixar as coisas ainda melhores, você pode adicionar algumas gotas de óleo essencial de lavanda, para descansar serena e relaxada. Para dar um efeito mais fresco troque por algumas gotas de óleo de eucalipto. Adeus inchaço!

acqua-pasta1-2

3) Massa de sal

Aqui está outra maneira criativa para “reciclar” a água do cozimento, que também pode ser usada como um ingrediente da massa de sal. A massa de sal é uma massa de modelar com a qual você pode criar belos ornamentos, decorações para as festas, presentes, mas principalmente é uma forma criativa de passar tempo com as crianças. Para os pequenos vai ser muito divertido poder criar e colorir animais e objetos com suas próprias mãos! Os ingredientes básicos são: 100 gramas de farinha, 10 ml de óleo vegetal ou azeite de oliva, 60 ml de água de cozimento com sal. Amasse tudo e sove até obter uma massa firme; coloque a massa em um pote com tampa, e deixe na geladeira por meia hora. As peças criadas com a massa de sal devem ser expostas ao sol durante 2 dias para secar, ou então se ela foi criada somente com a massa, sem nenhum outro adereço adicional, você pode usar o forno a 180 graus por 15 minutos.

4) Hidratante para os cabelos

Após a primeira lavagem, despeje a água do cozimento do arroz diretamente sobre os cabelos, massageando suavemente, sem esquecer das pontas. Deixe a água do cozimento agir sobre os fios de 10 a 15 minutos, depois enxágue e prossiga com a lavagem: o amido que fica depois da ebulição tem o poder deixar os cabelos mais lisos e fortes. Mas se você tiver a impressão de que a água do arroz deixou seu cabelo pesado, mude a estratégia. Deixe o arroz de molho de 10 a 15 minutos antes de cozinhá-lo, isso reduz o tempo de cozimento, e use essa água para enxaguar os fios depois da lavagem.

acqua-pasta3-2

5) Caldo para sopa

O líquido do cozimento de massas e arroz não é nada além de água e sal por esta razão pode tranquilamente ser a base de um belo caldo. Adicionando na água do cozimento, alguns legumes, cheiro verde e enriquecendo o seu caldo com carne ou massa, você vai fazer um prato muito saboroso e saudável. 

6) Lavar louça

Muitas vezes a solução para conseguir economizar em casa, está escondida em pequenas atitudes e não nos damos conta disso. A água ainda quente que você cozinhou o macarrão, pode servir para lavar panelas sujas. Vai ser uma grande economia! Embora possa parecer “sujo”, na verdade não é, e adicionando um pouco de água da torneira, ela rende mais para ser também usada para lavar copos, talheres e pratos em poucos minutos.

acqua-pasta2-3

7) Para misturar a massas

Use a água do cozimento como um ingrediente para a preparação de massas para pão, pizzas, bolos, tortas, biscoitos.  Lembre-se somente que se a água do arroz ou da massa já está salgada, você não precisará adicionar mais sal. As suas preparações vão ficar muito mais saudáveis e saborosas. acqua-pasta9-3

8) Regar as plantas

Aproveite a água usada para cozinhar massas, arroz ou legumes para regar as plantas, flores ou horta. Obviamente, a água deve estar fria e NÃO ser salgada. Super saudável para as plantas é regá-las com a água que você cozinhou legumes e verduras: estes são cheios de sais minerais e vitaminas, que ficam na água quando são cozidos. 

9) Deixar legumes de molho

Apenas a água do cozimento do arroz e de legumes é que pode ser usada para imersão de leguminosas, tais como lentilhas, feijão, ervilha e grão de bico. Para digerir melhor os legumes, uma dica é adicionar na água algumas folhas de loro. Lembrando que depois esta água não poderá ser usada para cozinhar os legumes que ficaram de molho.

10) Cozimento a vapor

Você pode “reciclar” a água para cozinhar outras coisas, especialmente para cozinhar verduras no vapor, por exemplo. Se você não tem uma panela especial para este tipo de cozimento, é só colocar a água já utilizada em outra panela, posicionando nesta a cestinha para cozinhar no vapor: alí dentro você pode colocar batatas e cenouras, por exemplo, que não irão perder os seus nutrientes.

Gostou do artigo? Então compartilhe com seus amigos do Facebook!