Aftas na boca, na língua ou na gengiva: causas, remédios e tratamentos naturais

02/07/2018 - 3:13 351 Views

Aftas na boca, na língua ou na gengiva, são uma pequena tortura, que se formam com a lesão do epitélio. Podem causar um grande incômodo, porque provocam dor quando comemos ou escovamos os dentes. É um mal comum, que também é conhecido como estomatite aftosa. Uma pequena úlcera deste tipo não é contagiosa e não é possível definir precisamente as causas. Entretanto pode-se dizer que as aftas estão relacionadas diretamente a um sistema imunológico baixo, o que pode abrir o caminho para as bactérias, vírus e fungos.

Fatores desencadeantes

Entre os fatores desencadeantes, não é possível esclarecer de maneira precisa o que causa as aftas, com certeza há uma componente familiar, mas há fatores que têm um papel bem específico. Por exemplo, uma infecção ou estresse ou alterações hormonais ligadas ao ciclo menstrual podem enfraquecer o sistema imunológico. Outras vezes encontramos razões que consistem em deficiências nutricionais, especialmente aquelas atribuídas ao ácido fólico e as vitaminas do complexo B, em especial a vitamina B12.

Também existem muitas doenças que podem causar estas úlceras, tais como a mononucleose, que é chamada a doença do beijo, a diabetes, as doenças do intestino, a doença celíaca. Atenção ao contato com substâncias irritantes, tais como especiarias e o tabaco, a ingestão de alimentos e bebidas quentes e de certos alimentos em particular, como tomates e as frutas secas. E as vezes o problema pode ser causado pelo tratamento com antibióticos ou dentaduras incompatíveis.

Os remédios naturais

Os remédios para as aftas servem somente para ajudar na cicatrização e a aliviar a dor. Você pode aplicar sobre as pequenas úlceras um saquinho banhado de chá. Neste caso entra em ação o ácido tânico, que torna a cicatrização mais rápida. Os remédios naturais não são poucos. Entre eles podemos destacar sobretudo, pela sua eficácia, o óleo de tea tree (melaleuca) e echinacea, para utilizar em gargarejos ou sob a forma de tintura-mãe. Não se esqueça do aloe vera, que pode ser usado em gel, ou retirado diretamente das suas folhas. Aplicado localmente com um cotonete, desempenha uma ação anti-inflamatória, resultando na formação de uma espécie de película protetora.

O tratamento

A cura para as aftas podem consistir na aplicação de remédios que não precisam de receita médica. É sempre o médico quem deve aconselhar os medicamentos corretos que devemos usar, embora o problema geralmente tende a se resolver espontaneamente sem tratamento.

Como medicamentos podem ser válidos aqueles que na base contém clorexidina, hidrocortisona, betametasona, salicilato de colina, tetraciclina. É aconselhável, no entanto, usar estes princípios ativos somente em casos particularmente graves. Em vez disso, é muito importante se concentrar na limpeza dos dentes, para não agravar o transtorno. Especificamente, você não deve escovar com força a área afetada para não acentuar a lesão.

Achou interessante o nosso artigo?! Então compartilhe com os seus amigos no Facebook!