Açúcar: não só para adoçar. Veja 8 usos alternativos

29/11/2016 - 8:51 276 Views

O açúcar branco refinado, demonizado por todos aqueles que se preocupam com a saúde, se usado na cozinha deve ser utilizado com moderação para prevenir várias doenças crônicas, e se usado em outros campos, pode ser tranquilamente empregado para obter vantagens significativas.

O açúcar, por exemplo, é o ingrediente base de inúmeros tratamentos de beleza ou orientados ao bem-estar psicológico e físico do organismo, mas para a surpresa de muitos, ele também pode ser usado para cuidar do jardim.

Por exemplo, se a sua pele é muito sensível e qualquer tipo de depilação para você é uma tortura, o nosso conselho é o de fazer uma cera caseira a base de açúcar. Você só precisa colocar em uma panela o suco de meio limão, 40 gramas de açúcar branco e água o quanto for necessário. Depois de cozinhar tudo em fogo baixo você irá obter uma mistura homogênea e densa.

Você pode utilizá-la como uma tradicional cera depilatória, usando tirinhas de tecido para removê-la. Será possível até conservá-la em frascos de vidro, aquecendo-a em banho maria sempre que você quiser usá-la. Você irá economizar o dinheiro da esteticista e ter a cera depilatória sempre à mão!

Se você adora tratamentos de beleza, se você tem mão boa para cuidar das plantas e muito mais, não perca as outras 7 valiosas dicas >>

7) Bronzeado uniforme

Se o seu desejo é exibir um tom de pele dourado impecável, mas o autobronzeador não é capaz de satisfazer as suas exigências, você pode melhorar o resultado aplicando também uma colher de chá de açúcar e 2 colheres de sopa de óleo de côco misturados, em correspondência das partes do corpo onde a loção não foi aplicada direito. O açúcar, na verdade, é capaz de dar um efeito natural, enquanto que o óleo de côco hidrata a pele em profundidade, dando-lhe um aspecto saudável e luminoso.

zucchero7

6) Esfoliante natural

Ótimo também como esfoliante natural, o açúcar será um aliado perfeito para remover as células mortas da pele e para eliminar todas as impurezas. Para este fim, misture cuidadosamente, 10 gramas de açúcar com 10 gotas de óleo de côco ou óleo de oliva e, em seguida aplique na parte do corpo que você deseja tratar, massagendo com movimentos circulares, a fim de facilitar a sua total absorção. Você logo sentirá a pele macia e hidratada.

zucchero2

 

5) Solução contra as manchas

Se você prefere remover as manchas das suas peças de roupas sem utilizar produtos com aditivos químicos, que podem danificar os tecidos e irritar a pele, você pode recorrer ao auxílio do açúcar. É só fazer assim: dissolva 40 gramas de açúcar em uma xícara de água quente e coloque esta mistura sobre a mancha que você deseja remover. Deixe a peça de molho por ao menos uma hora e em seguida enxágue e lave a roupa como você costuma fazer.

zucchero3

4) Pedicure

Se você não aguenta mais ver os seus pés com aqueles desagradáveis e anti estéticos calos, graças ao açúcar você poderá finalmente livrar-se deles. O que você precisa fazer é: misturar 30 gramas deste precioso ingrediente com um gel hidratante a base de aloe e vera. Em seguida aplique o creme obtido nos seus pés, massageando delicadamente, mas colocando um pouco de força. Esta solução, além de eliminar os calos, também é capaz de remover as células mortas da pele. Você vai ficar com pé de nenê de tão macio!

zucchero5

3) Remédio para as pequenas feridas

Para tratar as pequenas feridas o açúcar age em duas frentes: por um lado, tem um efeito levemente anti-bacteriano e, por outro, favoresce o processo de coagulação do sangue. Vai ser o suficiente espalhar um pouco de açúcar sobre a ferida e em seguida cobri-la com uma gaze que irá auxiliar na cicatrização. Mas preste atenção! Se a ferida for profunda ou se você notar que em poucos dias não está cicatrizando, procure um posto de saúde!

zucchero8

 

2) Queimaduras na língua

Quando você toma uma bebida quente demais (chá, infusão, café, sopa…) pode acontecer de queimar a língua. Nesses casos você também pode aliviar os sintomas que são muito doloridos, colocando um pouco de açúcar branco na língua.

zucchero6

1) Solução para manter as flores frescas

O açúcar misturado ao vinagre de maçã é um nutriente perfeito para as plantas do seu jardim, cujas flores estão murchas e as folhas estão amareladas e secas. Esta mistura, na verdade, devolve às plantas um aspecto saudável e a vitalidade perdida.

zucchero9

Você achou o nosso artigo interessante? Compartilhe com os seus amigos no Facebook!