10 truques fáceis para acabar com as ervas daninhas

06/09/2018 - 12:33 1725 Views

Um gramado limpo e impecável requer uma certa dedicação. Assim como há muitas maneiras de fazer seu jardim florescer, você nunca deve esquecer que as armadilhas que as ervas daninhas nos pregam, são capazes de estragar os nossos belos jardins e todo o trabalhão que muitos de nós temos.

Nem sempre é necessário usar produtos químicos para eliminar ervas daninhas. Obviamente, não estamos falando de grandes superfícies a serem tratadas. É bom ter em mente que os produtos naturais que você verá só devem ser usados nas plantas a serem eliminadas, mesmo porque eles não são herbicidas seletivos e específicos.

Estamos falando de produtos naturais úteis para eliminar matinhos indesejáveis que crescem no jardim, nas calçadas ou entre os rejuntes dos pisos do seu quintal e também nas hortas. São tão naturais que você pode aplicar algumas dessas dicas diretamente no gramado da sua casa.

Se você também acha que não há nada mais irritante do que ervas daninhas que estragam a beleza encantadora de um jardim, descubra quais são os 10 truques fáceis para se livrar dessas convidadas indesejadas:

1) O sal grosso

Este método é válido apenas para o mato que cresce entre o cascalho ou entre os pisos do quintal ou da sacada. Espalhar o sal grosso mata todas as formas de plantas, portanto esta solução não é aplicável diretamente na grama. Mesmo com o sal fino, se pode obter um bom efeito, embora em pequena escala.

2) Vinagre, um bom aliado contra as erva daninhas

O vinagre branco, como em muitas outras áreas domésticas, é um produto natural eficaz contra as ervas daninhas. Deve ser aplicado diretamente nas plantas para eliminá-las dentro de três dias pois atua matando as raízes. No caso de ervas daninhas generalizadas, é aconselhável usar um vaporizador. Esse truque é ainda mais eficaz em dias ensolarados.

3) A vodka

Na mesma linha do vinagre, o uso de uma mistura de vodka também é usado para eliminar de modo fácil e natural as ervas daninhas. Basta pulverizar uma mistura de água, vodka e algumas gotas de detergente de lavar louças, para secá-las dentro de um tempo muito curto. Porém cuidado: elas devem estar expostas ao sol!

4) Água de cozimento dos legumes

É um truque antigo muito eficaz que consiste em ferver batatas e legumes em uma panela por alguns minutos e, finalmente, derramar a água fervente diretamente sobre as ervas daninhas. Este método é econômico e ecologicamente correto, porque não usa produtos químicos para eliminar os matinhos indesejados. Da próxima vez que você cozinhar alguns legumes, lembre-se de guardar a água!

5) O extrator de ervas daninhas mecânico

O extrator mecânico é a melhor solução se o gramado tiver ervas daninhas espalhadas aqui e ali. Este método permite eliminar facilmente as ervas daninhas a partir da raiz, impedindo quem cresçam novamente. Além disso, algo que muitos poderiam subestimar, evita que você tenha que arrancar uma por uma. Na verdade, os extratores mecânicos ajudam a evitar muita dor nas nossas costas!

6) Água de cozimento da massa

Um truque igualmente bom e antigo é derramar a água de cozimento da massa sobre as ervas daninhas que crescem no gramado ou entre as pedrinhas do jardim, calçada ou garagem, e você verá em pouco tempo o resultado! Esta técnica tem o mesmo princípio que a anterior: preste atenção à água de cozimento do arroz, pois pode deixar no seu gramado uma gosma de amido nada agradável.

7) A Grama

Se quando você for plantar grama no seu jardim, sobrar um pouco da mesma, não a jogue fora. Na verdade, é um herbicida útil com o qual você pode cobrir as ervas daninhas. Atenção: a aplicação deste método no caso de ervas daninhas generalizadas poderia levar ao agravamento do problema! Claro, é uma maneira muito barata de tentar conter a infestação!

8) Maçarico de ervas daninhas

Um método que queimará sem sombra de dúvida as ervas daninhas cultivadas entre as rachaduras da calçada, entre os piso da sacada ou entre cascalhos de caminhos e trilhas. Não só isso: com essa técnica, você também elimina o musgo, as doenças causadas por fungos e insetos. Este método realmente eficaz não deve ser utilizado no gramado, pois o mesmo correria o risco de pegar fogo.

 

9) Arrancar as ervas daninhas sem dificuldade

Se você não tem outros meios à sua disposição além de suas próprias mãos, com um pouco de paciência, é sempre possível arrancar as ervas daninhas do chão depois da chuva ou de regar. Quando o solo está molhado as mudas são amolecidas e são mais fáceis de erradicar. Obviamente, use um par de luvas para que você não precise tirar a terra das unhas!

10) Lona preta

Seu jardim foi invadido por ervas daninhas? Neste caso, cobrí-lo com lona preta pode realmente ajudar, especialmente se o seu canteiro de flores é que foi atacado pelas ervas daninhas. É uma solução barata e duradoura, mesmo que não seja esteticamente agradável, essa medida impedirá o crescimento de ervas daninhas.

Se você gostou do nosso artigo compartilhe com os seus amigos no Facebook!