10 Boas razões para tirar os sapatos antes de entrar em casa

03/04/2018 - 1:04 923 Views

Usar sapatos quando estamos fora de casa faz parte dos nossos hábitos mas, é realmente necessário usá-los também quando estamos em casa? Na verdade, tirar os sapatos antes de entrar em casa deveria ser sobretudo um sinônimo de limpeza, descanso e de boa educação. Andar pela casa com os sapatos sujos de qualquer coisa que pode ter na sola (lixo, cocô de animais), enquanto você caminhava pelas ruas da cidade, não é certamente o máximo da higiene e da limpeza. Seria uma idéia muito simpática ter chinelos para oferecer aos hóspedes, amigos e parentes que vêm nos visitar, para fazê-los se sentir imediatamente à vontade.

Além disso se você recentemente colocou um piso de madeira, caminhar sem sapatos definitivamente pode ser mais apropriado. Mas quais são as 10 fundamentais e principais razões para tirar seus sapatos antes de entrar em casa?

1) Bactérias

A sola e a parte externa dos calçados podem recolher mais de 400 mil bactérias pela rua, incluindo patógenos que podem causar a meningite, diarréia, pneumonia, infecções de feridas e assim por diante, como salientado em um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Arizona. É verdade, nosso sistema imunológico nos protege das bactérias quando funciona com perfeição, mas lembre-se de tirar os sapatos antes de entrar em casa, especialmente se você estiver doente, convalescente ou com risco de infecção.

2) Substâncias tóxicas

Um estudo realizado pela Agência de proteção ambiental demonstrou que substâncias tóxicas como resíduos dos herbicidas podem ser facilmente transportados da rua para dentro das nossas casas através dos sapatos que usamos. Até mesmo, a quantidade de detritos acumulados a longo prazo pode ser superior aquela presente em vegetais e frutas frescas. Os efeitos a longo prazo dos herbicidas na saúde ainda não são conhecidos, mas é melhor ter muito cuidado mesmo no caso dos nossos sapatos.

3) Sujeira

Além das bactérias e substâncias tóxicas que não podemos ver a olho nu que podem estar presentes nos nossos sapatos, tem a questão da sujeira. Retirar os sapatos antes de entrar em casa ajuda a manter o chão limpo e ajuda a garantir uma limpeza maior e higiene em todos os cômodos. Então quem é encarregado da limpeza irá ter menos trabalho e usará uma quantidade menor de produtos de limpeza.

4) Desgaste dos pisos e tapetes

Não é uma mera questão de sujeira, mas sim de desgaste dos pisos e dos tapetes. Vamos pensar um momento a quanto os sapatos de salto alto, por exemplo, a longo prazo podem arruinar os assoalhos de madeira. Caminhar sobre tapetes com sapatos sujos nos obriga a escová-los ou lavá-los com uma frequência maior, hábitos que inevitavelmente causam à ruína dos tapetes, especialmente se eles são delicados. Mais uma vez, tirar os sapatos é um bom hábito ligado à economia de tempo, dinheiro e esforço.

5) Bem-estar e conforto

Está prestes a voltar para casa depois de um longo e cansativo dia de trabalho? Não há nada melhor que tirar os sapatos para deixar descansar os pés e desfrutar de um momento de relaxamento. Do ponto de vista emocional, tirar os sapatos, logo que acabou de entrar em casa depois de um dia de trabalho significa deixar do lado de fora da porta as questões profissionais, e começar a se dedicar à sua casa, família e à alguns momentos de descanso.

6) Respeito com os condôminos

Quem mora em um condomínio sabe o quanto incomoda o som de passos que vêm do andar de cima, especialmente durante o silêncio da noite e madrugada. E mesmo nestes momentos, existem pessoas que não lembram da boa regra de tirar os sapatos antes de entrar em casa. Desta forma você será silencioso e evitará futuras discussões desnecessárias com os vizinhos.

7) Evitar os pés chatos

De acordo com alguns estudos, as crianças que caminham descalças regularmente têm um menor risco de sofrer de pés chatos. Andar descalço é um verdadeiro símbolo de liberdade e os mais pequenos amam muito. Não será difícil convencê-los a tirar os sapatos antes de entrar em casa, eles terão a oportunidade de se divertir andando descalços. E se você tem medo que os pequenos possam escorregar ou se machucar, compre para eles meias anti-derrapantes.

8) Saúde

 Os sapatos nos protegem e nos permitem caminhar pela rua sem problemas, dirigir ou andar de bicicleta. Mas ao mesmo tempo, forçam nossos dedos dos pés à ficarem praticamente imóveis durante o dia todo. Caminhar sem sapatos ajuda a manter os músculos dos pés mais fortes e a melhorar a flexibilidade enquanto caminhamos.

9) Respeito pelos objetos

Tirar os sapatos antes de entrar em casa é um sinal de respeito por tudo o que possuímos, inclusive os sapatos. O momento de tirar seus sapatos e usar os chinelos pode coincidir com aqueles poucos minutos para se dedicar aos sapatos que acabamos de usar durante todo o dia. Podemos escová-los e nos dedicar a sua limpeza, de maneira que fiquem prontos para nos acompanhar no dia seguinte. Limpeza e atenção aos acessórios é fundamental para que eles durem mais e não estraguem muito rapidamente.

10) Dar um bom exemplo para as crianças

 O respeito às regras é essencial para a coexistência pacífica de uma família e para a boa colaboração entre pais e filhos. Mas como podemos pretender que as crianças respeitem as regras se nós adultos não damos um bom exemplo? Se repetimos sempre para as crianças que é necessário tirar os sapatos antes de entrar em casa, mas nos esquecemos ou não fazemos por preguiça, não podemos dar-lhes um bom exemplo.

Achou interessante o artigo?! Então compartilhe com os seus amigos!